CULTURAS DA INFÂNCIA

OS MODOS COMO AS CRIANÇAS ASSISTEM E INTERAGEM COM AS SÉRIES DE ANIMAÇÃO

Autores

  • PATRICIA GONCALVES NERY FAE-UEMG
  • Dra. Teresa Rego FACULDADE DE EDUCAÇÃO/USP

Palavras-chave:

Culturas da infância, séries de animação, produtos midiáticos, multiconectividade, televisão.

Resumo

Na sociedade atual, inúmeros produtos e conteúdos midiáticos, apropriados e reelaborados criativamente pelas crianças em processos de interação com os pares e com os adultos, integram as chamadas culturas da infância. Dentre esses produtos culturais, as séries de animação veiculadas pela TV (aberta ou fechada) participam, com destaque, das experiências cotidianas das crianças. O objetivo deste artigo é apresentar os resultados de uma investigação que buscou compreender os modos como as crianças assistem, interagem e significam as séries de animação. A pesquisa foi realizada no âmbito da investigação qualitativa e participativa, por meio de uma análise microssocial, de cunho interpretativo, integrada à área da Sociologia da Infância a qual se conjugou de forma interdisciplinar com os Estudos Culturais Latino-americanos da área da Comunicação. Realizada com um grupo de estudantes de nove e dez anos, a pesquisa examinou o ponto de vista das crianças a partir da utilização de estratégias metodológicas diversificadas que envolveram observação participante, entrevistas em pequenos grupos e oficinas de trabalho. Os resultados obtidos revelam, dentre outros aspectos, que as crianças não assimilam simplesmente ao que assistem como meras espectadoras passivas. Em multiconectividade com outras mídias, elas participam de um processo ativo, interativo e dialogal, sempre relacionado ao contexto sociocultural em que estão inseridas. Eles permitem apontar também a grande responsabilidade (nem sempre percebida ou reconhecida) envolvida na produção de conteúdos e produtos midiáticos para as crianças, de um modo geral, e, em particular, das séries de animação voltadas ao público infanto-juvenil.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

PATRICIA GONCALVES NERY, FAE-UEMG

É Pedagoga, docente de ensino superior, pesquisadora na área da Educação. Concluiu o doutorado na Faculdade de Educação da USP, na linha da Sociologia da Infância (2019), com a tese "Culturas da infância: os modos como as crianças assistem, interagem e dão sentidos às narrativas das séries de animação". Mestra em Educação pela UERJ, na linha cultura, educação e etnografia. Realizou pesquisa etnográfica investigando práticas de sucesso em alfabetização na rede pública de ensino de Belo Horizonte (2009). Tem especialização em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação da UEMG (1997) e Graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação da UEMG (1993). Atuou como docente superior de Metodologia de Língua Portuguesa com ênfase em ALFABETIZAÇÃO e LETRAMENTO, LITERATURA INFANTIL, LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO na Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (1999-2015) como professora contratada e a partir de 2017, atua na mesma área como professora efetiva. Atuou na função de Coordenadora Geral, pela UEMG, do Programa do Governo Federal PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA de 2012 a 2015. Exerceu a docência no Ciclo da Alfabetização na rede pública do município de Belo Horizonte e na rede privada de ensino (1990/1997). Trabalhou com Alfabetização de Jovens e Adultos na Secretaria Municipal de Belo Horizonte (1997/2009). É docente de cursos de graduação e pós-graduação Lato Sensu, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, alfabetização e letramento, literatura infantil, gestão de processos educacionais e legislação educacional.

Dra. Teresa Rego, FACULDADE DE EDUCAÇÃO/USP

É Professora Livre Docente da Graduação e Pós-Graduação da Faculdade de Educação da USP, desde 1998. É Pedagoga (PUC-SP), Mestre em História e Filosofia da Educação (FEUSP), Doutora em Psicologia da Educação (FEUSP), Pós-Doutora pela Universidade Autônoma de Madri e pela Sorbonne - Université Paris Descartes. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicologia da Educação e Sociologia da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: abordagem vigotskiana e contribuições para educação, relações entre ensino e aprendizagem, processos de constituição de subjetividades, memória, narrativas, produção de conteúdos para a infância e adolescência, Avaliação e divulgação científica na contemporaneidade. Foi Representante Titular (Eleita) dos Editores da Área de Ciências Humanas do Comitê Consultivo SciELO - Librany Electronic Electronic Librany Online (2012-2014). Foi Editora Chefe da Revista de Educação e Pesquisa da Faculdade de Educação da USP por duas gestões (2009 até 2015). Foi membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos do Instituto de Psicologia da USP por dois mandatos (2007-2011). É consultor ad hoc de várias agências de fomento e diversas revistas indexadas na área de Educação e Psicologia, líder do Grupo de Pesquisa: Temas da Educação Contemporânea e Perspectiva Histórico-Cultural (cadastrado junto ao CNPQ), membro da ANPEPP - Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia, Congresso Internacional Iscar da Sociedade Internacional de Pesquisa Cultural e de Atividades e do GIEPES (Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Educação Superior). É também bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ (desde 2009) e autora de diversas publicações, dentre elas: Memorial e metamemórias: entre o singular e o plural (Editora CRV, 2018), Vygotsky: uma perspectiva histórica-cultural da educação (Vozes, 2014 , 25a. Edição) e Memórias da escola: cultura escolar e constituição de singularidades (Vozes, 2003). Foi organizador dos livros Educar para a diversidade: desafios e perspectivas (Moderna, 2011), Educadores Brasileiros (Editora CRV, 2018) e Cultura e Sociologia da Infância (Editora CRV, 2018) e co-organizador de Psicologia, educação e temáticas da vida contemporânea (Moderna, 3ª. ed. 2008). Foi coordenadora das seguintes coleções: Pedagogia Contemporânea (Vozes e Segmento, 2011, 4 volumes), História da Pedagogia (Segmento, 2010, 6 volumes) e da Série Educadores Brasileiros, (Segmento, 2011, 2 volumes).

Downloads

Publicado

2021-07-26

Como Citar

GONCALVES NERY, P., & Rebolho Rego de Moraes, T. C. . (2021). CULTURAS DA INFÂNCIA: OS MODOS COMO AS CRIANÇAS ASSISTEM E INTERAGEM COM AS SÉRIES DE ANIMAÇÃO. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21978

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.