A RELAÇÃO ESCOLA-ESTADO
PROVOCAÇÕES DE NIETZSCHE E FOUCAULT PARA PENSARMOS NOSSA ATUALIDADE
Palavras-chave:
Escola, Estado, governamentalidade, Michel Foucault, Friedrich NietzscheResumo
O presente artigo tem como temática central pensar a instituição escolar e sua relação direta com o Estado. Trata-se de escrutinar sobre tal díade e problematizar as estratégias que são colocadas em operação para que a defesa pela sua obrigatoriedade se torne quase inquestionável no campo educacional. Acompanhado por Friedrich Nietzsche e Michel Foucault, o texto examina as críticas desenvolvidas pelos autores quanto ao par escola-Estado. De Nietzsche, o texto se vale das problematizações a respeito da pequenez que se faz da escola quando da união com o Estado. De Foucault, se utiliza as discussões a respeito do Estado para problematizar o modo como a articulação dele com a escola se tornou um instrumento privilegiado para o fortalecimento de uma governamentalidade. O texto defende que somente é possível pensar, problematicamente a escola, quando acionamos em nós a crítica ácida à governamentalidade. Cabe recusar o que somos para abrir passagem a outros horizontes de subjetividade, tramados pela resistência ao instituído e às verdades de autoridade.
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