COMO FORMADORES DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA SE TORNAM INVESTIGADORES DA DOCÊNCIA
Palavras-chave:
Formador de professores de Matemática, Desenvolvimento profissional, Pesquisa narrativa, Conhecimento da prática, Investigador da docênciaResumo
Este estudo se insere no conjunto de investigações que têm focalizado os profissionais que atuam na formação de professores a fim de compreender sua necessidade de adquirir novos tipos de experiência e conhecimento quando assumem a posição de formador. Neste artigo, é apresentada uma interpretação sobre como formadores de professores de Matemática se constituem investigadores da docência, a partir de sua trajetória de vida e de formação. O estudo foi desenvolvido segundo os pressupostos da pesquisa narrativa. Os dados foram produzidos a partir de entrevista dialógica em profundidade, com caráter biográfico-narrativo, realizada individualmente com seis participantes, docentes do Ensino Superior que atuam na formação de professores de Matemática e que se comprometem com a formação de professores e com a docência, a partir das quais realizam suas investigações e produzem conhecimentos da prática. O processo analítico-interpretativo, mediante uma análise narrativa propriamente dita, procurou estabelecer uma compreensão das experiências de desenvolvimento profissional dos participantes. Os resultados apontam que os formadores estabeleceram uma expertise em relação à pesquisa que não se limita à investigação no sentido acadêmico tradicional, pois se efetiva na interlocução que estabelecem com a docência, a sua e a de outros docentes, tanto no ensino de Matemática quanto na formação de professores que atuam no ensino dessa disciplina. As formadoras se constituíram investigadoras da docência produzindo conhecimento da prática de ensinar Matemática e da prática de formar professores.
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