Formação da identidade em âmbito hipercultural

corporeidade e filosofia

Autores

Palavras-chave:

Hipercultura, Educação, Ciberespaço

Resumo

Neste artigo, reconstitui-se um repertório filosófico com o objetivo de enfrentar problemas relativos a importantes transformações atuais no âmbito da cultura e da educação, enfocando-se mais propriamente a questão da formação de identidades no âmbito da hipercultura em sua relação com a dimensão da corporeidade. Do ponto de vista do caminho metodológico, em primeiro lugar, são delineadas as noções de e as relações entre globalização, ciberespaço e hipercultura; em uma segunda etapa, passa-se a fundamentar filosoficamente uma nova noção de identidade vinculada a mudança de paradigmas e a uma contribuição com os estudos da corporeidade. A título de conclusão, expõe-se uma síntese e uma orientação filosófica relacionada à formação humana em tempos de expansão hipercultural, de modo que são aludidas possibilidades educativas de formação da identidade em consonância com um novo paradigma de compreensão da realidade e da corpoereidade humana em sua integralidade e conexão, o qual emerge, em parte, de resultados da ciência física moderna, mas que, de outro lado, não deixa de reencontrar raízes em formas milenares de sabedoria.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leonardo Dias Avanço, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Substituto do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de São José do Rio Preto. Doutor e mestre em Educação e licenciado em educação física e filosofia.

José Milton de Lima, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

Professor Livre Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP.

 

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP)

Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutor em Educação e Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde exerce a função de Diretor (2018-2022) e atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisona pesquisas de pós-doutorado.

Publicado

2021-02-21

Edição

Seção

Artigos