Formação da identidade em âmbito hipercultural

corporeidade e filosofia

Autores

Palavras-chave:

Hipercultura, Educação, Ciberespaço

Resumo

Neste artigo, reconstitui-se um repertório filosófico com o objetivo de enfrentar problemas relativos a importantes transformações atuais no âmbito da cultura e da educação, enfocando-se mais propriamente a questão da formação de identidades no âmbito da hipercultura em sua relação com a dimensão da corporeidade. Do ponto de vista do caminho metodológico, em primeiro lugar, são delineadas as noções de e as relações entre globalização, ciberespaço e hipercultura; em uma segunda etapa, passa-se a fundamentar filosoficamente uma nova noção de identidade vinculada a mudança de paradigmas e a uma contribuição com os estudos da corporeidade. A título de conclusão, expõe-se uma síntese e uma orientação filosófica relacionada à formação humana em tempos de expansão hipercultural, de modo que são aludidas possibilidades educativas de formação da identidade em consonância com um novo paradigma de compreensão da realidade e da corpoereidade humana em sua integralidade e conexão, o qual emerge, em parte, de resultados da ciência física moderna, mas que, de outro lado, não deixa de reencontrar raízes em formas milenares de sabedoria.

Biografia do Autor

  • Leonardo Dias Avanço, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Professor Substituto do Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas (IBILCE) da Universidade Estadual Paulista (UNESP) - campus de São José do Rio Preto. Doutor e mestre em Educação e licenciado em educação física e filosofia.

  • José Milton de Lima, Universidade Estadual Paulista (UNESP)

    Professor Livre Docente da Faculdade de Ciências e Tecnologia (FCT) da Universidade Estadual Paulista (UNESP). Doutor em Educação e Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP.

     

  • Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP)

    Professor Livre Docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (FEUSP). Doutor em Educação e Professor Titular da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, onde exerce a função de Diretor (2018-2022) e atua nos cursos de graduação e pós-graduação, orienta pesquisas em nível de iniciação científica, mestrado e doutorado, e supervisona pesquisas de pós-doutorado.

Publicado

2021-02-21

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Formação da identidade em âmbito hipercultural: corporeidade e filosofia. (2021). Educação Em Revista , 37(1), 13. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/24670

Artigos Semelhantes

1-10 de 228

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.