O SISTEMA DE ENSINO AUSTRALIANO
UM OLHAR SOBRE AS DESIGUALDADES EDUCACIONAIS
Palavras-chave:
Sistema de ensino Australiano, Desigualdades educacionais, Neoliberalismo.Resumo
Neste artigo apresentamos parte dos resultados da pesquisa realizada no âmbito do estágio pós-doutoral, que teve como objetivo central investigar o sistema de ensino australiano. A partir das evidências consolidadas em diferentes estudos acadêmicos e do exame dos documentos institucionais, os dados da pesquisa permitiram, dentre outros aspectos, identificar importantes marcações que servem de referência para o entendimento do sistema de ensino da Austrália. Neste artigo, especificamente, buscamos identificar como se apresentam as desigualdades no interior do sistema de ensino australiano. Com base nos dados analisados, não há como recusar, por exemplo, o fato de que as diferenças de desempenho nas avaliações de larga escala continuam sendo um desafio a ser superado pelas políticas educacionais. Neste cenário, parece-nos evidente que as atuais políticas educacionais australianas, incluindo a atual reforma curricular – fortemente influenciada pelo ideário político neoliberal – não estão conseguindo enfrentar e diminuir as persistentes desigualdades educacionais que marcam o sistema de ensino do país. Nosso interesse pelo sistema da Austrália justifica-se, dentre outras coisas, pelo uso do mesmo, especialmente pelas organizações empresariais que assumiram lugar privilegiado na formulação e implementação das políticas educacionais no Brasil, como um modelo de sucesso a ser seguido
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.