MODELOS DE PROFESSOR E ALUNO SUSTENTADOS EM DOCUMENTOS OFICIAIS

Dos PCNs à BNCC

Autores

Palavras-chave:

Currículo, Ensino Fundamental, BNCC, Discurso Regulador.

Resumo

Neste trabalho são apresentados resultados de pesquisa orientada pelo objetivo de conhecer os efeitos do discurso regulador sobre a recontextualização pedagógica de conhecimentos na elaboração de diretrizes curriculares oficiais. Com base em princípios de análise discursiva, caracterizam-se as permanências e mudanças expressas na BNCC (BRASIL, 2017) em relação às concepções de ensino e de aprendizagem que fundamentaram anteriormente propostas curriculares no país, materializadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais (BRASIL, 1997). A análise pauta-se na leitura e discussão de trechos destes dois documentos, com foco na caracterização de papéis que parecem ser atribuídos a professores e a estudantes. Os resultados evidenciam o reposicionamento, de um contexto histórico a outro, das funções projetadas para docentes e discentes nos processos de ensino e aprendizagem, de modo a desconsiderar-se a agentividade e a implicação dos sujeitos do trabalho pedagógico, reduzindo-se a relação didática à apropriação de um conjunto pré-estabelecido de conhecimentos. Embora não tenha sido a intenção do presente estudo, entendemos que esta investigação e seus resultados trazem contribuições às discussões sobre as normativas que passam a entrar em vigência em relação à formação de professores e também sobre a função da escola na formação de estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Galian, Faculdade de Educação - USP

Licenciada em Biologia. Doutora em Educação e Professor Livre-docente da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

Émerson de Pietri, FEUSP

Professor de Metodologia do Ensino de Português; Licenciado em Letras, Mestre e Doutor em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Materna pelo Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp.

Lúcia Helena Sasseron, FEUSP

Licenciada em Física, Mestre em Ensino de Ciências, Doutora em Educação, Livre docente e Professora Associada da FEUSP.

Publicado

2021-06-28

Edição

Seção

Artigos