METAMORFOSES INTERCULTURAIS: O IMPACTO DA IMIGRAÇÃO NA SAÚDE MENTAL DE IMIGRANTES UNIVERSITÁRIOS LATINO AMERICANOS
Palavras-chave:
Mobilidade Acadêmica, Saúde Mental, Ensino Superior, Latino AmericanosResumo
No cenário educacional contemporâneo, marcado pela globalização e valorização da formação acadêmica, imigrantes saem de seus países em busca de melhores oportunidades educacionais. Ao se deslocarem de seus lugares de pertença, estes imigrantes terão que lidar com a distância dos referenciais culturais e sociais que norteavam o seu dia-a-dia e com a diferença cultural e educacional do novo contexto, o que por sua vez, pode gerar um estado de vulnerabilidade psíquica e sofrimento. Este estudo buscou compreender quais são os impactos da imigração na saúde mental dos imigrantes universitários de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Para tal, buscou-se identificar quais são os fatores de risco pré e pós-migratórios à saúde mental dos estudantes, os sintomas psíquicos pós-migração e por fim, os fatores de proteção pré e pós-migratórios. Dificuldades foram encontradas pelos participantes, mas a imigração/mobilidade acadêmica também se mostrou como possibilidade de continuidade de um projeto de vida.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.