METAMORFOSES INTERCULTURAIS: O IMPACTO DA IMIGRAÇÃO NA SAÚDE MENTAL DE IMIGRANTES UNIVERSITÁRIOS LATINO AMERICANOS

Autores

Palavras-chave:

Mobilidade Acadêmica, Saúde Mental, Ensino Superior, Latino Americanos

Resumo

No cenário educacional contemporâneo, marcado pela globalização e valorização da formação acadêmica, imigrantes saem de seus países em busca de melhores oportunidades educacionais. Ao se deslocarem de seus lugares de pertença, estes imigrantes terão que lidar com a distância dos referenciais culturais e sociais que norteavam o seu dia-a-dia e com a diferença cultural e educacional do novo contexto, o que por sua vez, pode gerar um estado de vulnerabilidade psíquica e sofrimento. Este estudo buscou compreender quais são os impactos da imigração na saúde mental dos imigrantes universitários de graduação da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). Para tal, buscou-se identificar quais são os fatores de risco pré e pós-migratórios à saúde mental dos estudantes, os sintomas psíquicos pós-migração e por fim, os fatores de proteção pré e pós-migratórios. Dificuldades foram encontradas pelos participantes, mas a imigração/mobilidade acadêmica também se mostrou como possibilidade de continuidade de um projeto de vida.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

ALISSON VINICIUS SILVA FERREIRA, Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA)

raduado em psicologia pela faculdade Guairacá, com especialização em saúde mental pela faculdade Campo Real, mestre em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Trabalha como psicólogo na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA). É pesquisador do Núcleo de Estudos sobre Psicologia, Migrações e Culturas (NEMPsiC), no qual integra o grupo de pesquisa "Psicologia, Cultura e Saúde mental", vinculado à linha de pesquisa "Migrações, processos psicológicos e saúde mental". Tem como principais áreas de interesse a educação e sua relação com a saúde mental, fracasso acadêmico, ações afirmativas na universidade, imigração e saúde mental, psicanálise e etnopsicanálise.

Publicado

2022-09-28

Como Citar

SILVA FERREIRA, A. V., & Borges, L. M. . (2022). METAMORFOSES INTERCULTURAIS: O IMPACTO DA IMIGRAÇÃO NA SAÚDE MENTAL DE IMIGRANTES UNIVERSITÁRIOS LATINO AMERICANOS. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25665

Edição

Seção

Artigos