EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA

Autores

Palavras-chave:

educação para mídia, cultura midiática, linguagens midiáticas

Resumo

Apesar dos calorosos debates sobre a relação entre mídia e educação no Brasil e no mundo, há materiais pedagógicos e metodologias de trabalho um tanto pulverizadas voltadas para essa área, que envolve apropriação e leitura crítica de elementos de linguagem, conhecimentos técnicos específicos e formação de critérios de julgamento que não se limitem a criticar o gosto do aluno pela cultura da mídia. Neste contexto, se insere o presente artigo, que traz subsídios para atividades de mídia e educação ao divulgar resultados de pesquisas empíricas que desenvolvem propostas didáticas de letramento midiático a partir de uma concepção crítica-reflexiva, ao aliar o aspecto de produção de mídia com a compreensão crítica das mensagens, a partir do estudo da linguagem audiovisual. Apresentam-se as técnicas pedagógicas mais usadas em mídia-educação, que valorizam a postura ativa do aluno em situações-problema da cultura midiática. Destaca-se que as atividades estão calcadas na experiência inglesa em media literay, através de autores como  Hall, Buckingham e  Lusted. A ideia foi testar essas abordagens já desenvolvidas no Reino Unido com alunos do Ensino Médio, na formação de professores e público universitário, no contexto brasileiro. Os resultados sugerem abordagens que não se limitem a visões instrumentalistas, considerando que a análise da linguagem, das narrativas, audiências e contexto social de produção pode ser um caminho para se refletir sobre as relações de poder entre mídiaesociedade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariana Picaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

Biografia - Jornalista, doutora em Ciência da Informação pela Unesp. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Edição

Seção

Artigos