EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA

Autores

Palavras-chave:

educação para mídia, cultura midiática, linguagens midiáticas

Resumo

Apesar dos calorosos debates sobre a relação entre mídia e educação no Brasil e no mundo, há materiais pedagógicos e metodologias de trabalho um tanto pulverizadas voltadas para essa área, que envolve apropriação e leitura crítica de elementos de linguagem, conhecimentos técnicos específicos e formação de critérios de julgamento que não se limitem a criticar o gosto do aluno pela cultura da mídia. Neste contexto, se insere o presente artigo, que traz subsídios para atividades de mídia e educação ao divulgar resultados de pesquisas empíricas que desenvolvem propostas didáticas de letramento midiático a partir de uma concepção crítica-reflexiva, ao aliar o aspecto de produção de mídia com a compreensão crítica das mensagens, a partir do estudo da linguagem audiovisual. Apresentam-se as técnicas pedagógicas mais usadas em mídia-educação, que valorizam a postura ativa do aluno em situações-problema da cultura midiática. Destaca-se que as atividades estão calcadas na experiência inglesa em media literay, através de autores como  Hall, Buckingham e  Lusted. A ideia foi testar essas abordagens já desenvolvidas no Reino Unido com alunos do Ensino Médio, na formação de professores e público universitário, no contexto brasileiro. Os resultados sugerem abordagens que não se limitem a visões instrumentalistas, considerando que a análise da linguagem, das narrativas, audiências e contexto social de produção pode ser um caminho para se refletir sobre as relações de poder entre mídiaesociedade.

Biografia do Autor

  • Mariana Picaro Cerigatto, Universidade Tiradentes

    Biografia - Jornalista, doutora em Ciência da Informação pela Unesp. Atualmente é docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPED) da Universidade Tiradentes.

Downloads

Publicado

2022-07-05

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS COM MÍDIA E EDUCAÇÃO: CAMINHOS PARA SUPERAR A ABORDAGEM INSTRUMENTAL E DESENVOLVER HABILIDADES CRÍTICAS-REFLEXIVAS SOBRE A CULTURA MIDIÁTICA. (2022). Educação Em Revista , 38. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/25791

Artigos Semelhantes

1-10 de 437

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.