ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DE RAIZ QUADRADA
Palavras-chave:
Ensino fundamental anos iniciais; História da matemática; Aprendizagem significativa; Raiz Quadrada.Resumo
Este estudo que propõe a elaboração de um material pedagógico sobre o ensino de raiz quadrada para ser vivenciado nos anos inicias do Ensino Fundamental corresponde a um recorte de uma pesquisa realizada no mestrado de educação da Universidade de Pernambuco. A História da Matemática e a Teoria da Aprendizagem Significativa, respectivamente, foram adotadas como aportes epistemológico e pedagógico. O percurso investigativo convergiu para abordagem da pesquisa-ação e no âmbito de suas fases foram analisados os conhecimentos prévios de quatro professores sobre as Operações Fundamentais (OF). Observaram-se pouco domínio sobre os objetivos de matemática e os significados inerentes a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão propostos a mais de vinte anos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Intencionando contribuir com a mudança na prática desses professores acerca do ensino de raiz quadrada se investiu na noção de quadrado perfeito e no método babilônico para o cálculo da raiz quadrada quando não se tem um quadrado perfeito almejando que o material produzido possa ser qualificado como potencialmente significativo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.