ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DE RAIZ QUADRADA

Autores

Palavras-chave:

Ensino fundamental anos iniciais; História da matemática; Aprendizagem significativa; Raiz Quadrada.

Resumo

Este estudo que propõe a elaboração de um material pedagógico sobre o ensino de raiz quadrada para ser vivenciado nos anos inicias do Ensino Fundamental corresponde a um recorte de uma pesquisa realizada no mestrado de educação da Universidade de Pernambuco. A História da Matemática e a Teoria da Aprendizagem Significativa, respectivamente, foram adotadas como aportes epistemológico e pedagógico. O percurso investigativo convergiu para abordagem da pesquisa-ação e no âmbito de suas fases foram analisados os conhecimentos prévios de quatro professores sobre as Operações Fundamentais (OF). Observaram-se pouco domínio sobre os objetivos de matemática e os significados inerentes a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão propostos a mais de vinte anos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Intencionando contribuir com a mudança na prática desses professores acerca do ensino de raiz quadrada se investiu na noção de quadrado perfeito e no método babilônico para o cálculo da raiz quadrada quando não se tem um quadrado perfeito almejando que o material produzido possa ser qualificado como potencialmente significativo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

angela maria visgueira cunha, UPE

mestrado profissional em educação pela universidade de pernambuco- campus mata norte, licenciada em pedagogia pela UFPI.

josé Roberto da silva, Universidade de Pernambuco/Campus Mata Norte

Doctorado en Enseanza de las Ciencias pela Universidad de Burgos (UBU-Burgos, Espaa, 2009) em Didáticas Especificas com tema relacionado à área de Formação de Professores.  Professor efetivo da Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Mata Norte.

Downloads

Publicado

2021-12-10

Edição

Seção

Artigos