ELABORAÇÃO DE UM MATERIAL POTENCIALMENTE SIGNIFICATIVO: UMA ABORDAGEM HISTÓRICA PARA O ENSINO DE RAIZ QUADRADA
Palavras-chave:
Ensino fundamental anos iniciais; História da matemática; Aprendizagem significativa; Raiz Quadrada.Resumo
Este estudo que propõe a elaboração de um material pedagógico sobre o ensino de raiz quadrada para ser vivenciado nos anos inicias do Ensino Fundamental corresponde a um recorte de uma pesquisa realizada no mestrado de educação da Universidade de Pernambuco. A História da Matemática e a Teoria da Aprendizagem Significativa, respectivamente, foram adotadas como aportes epistemológico e pedagógico. O percurso investigativo convergiu para abordagem da pesquisa-ação e no âmbito de suas fases foram analisados os conhecimentos prévios de quatro professores sobre as Operações Fundamentais (OF). Observaram-se pouco domínio sobre os objetivos de matemática e os significados inerentes a adição, a subtração, a multiplicação e a divisão propostos a mais de vinte anos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais. Intencionando contribuir com a mudança na prática desses professores acerca do ensino de raiz quadrada se investiu na noção de quadrado perfeito e no método babilônico para o cálculo da raiz quadrada quando não se tem um quadrado perfeito almejando que o material produzido possa ser qualificado como potencialmente significativo.
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