ANTROPOLOGIA E EDUCAÇÃO ESCOLAR:
A EDUCAÇÃO INDÍGENA, O COMBATE À MISOGINIA, À HOMOFOBIA E À DISCRIMINAÇÃO CONTRA A CULTURA AFRO-BRASILEIRA
Palavras-chave:
Antropologia e Escola, Misoginia, Homofobia, Cultura Afro-Brasileira, Educação IndígenaResumo
O artigo enfoca algumas contribuições da Antropologia para quatro aspectos da educação escolar: a educação escolar indígena, a discriminação contra as mulheres e contra pessoas LGBTT, o racismo e o preconceito contra práticas culturais e tradições religiosas afro-brasileiras. No que diz respeito à metodologia, foi utilizada a revisão teórica sobre os referidos temas na interface da Antropologia com a Educação. Aqui o termo escola é entendido como a principal manifestação da educação formal no Ocidente e a partir do conceito de campo educacional, isto é, a partir de suas de suas estruturações históricas, sociais, políticas, econômicas e, notadamente, culturais, perspectiva com a qual a Antropologia pode contribuir bastante. Um dos postulados antropológicos mais importantes para a Educação Escolar é que, ao contrário do que geralmente se acredita no senso comum, o comportamento humano não depende tanto da natureza, mas decorre, sobretudo, da aprendizagem em contexto coletivo. No texto advoga-se que a Antropologia se volte mais para a educação escolar e, especialmente uma de suas aplicações práticas, a Pedagogia, se abra mais a contribuições do campo antropológico como veio fazendo em relação à Sociologia, à Filosofia e à Psicologia, por exemplo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.