Planejamento de uma sequência didática na perspectiva da formação integrada e da construção do conhecimento por constelação de Theodor Adorno

Autores

  • Eduardo Augusto Werneck Ribeiro Instituto Federal Catarinense
  • Vânio Demetrio Instituto Federal de Santa Catarina
  • Reginaldo Plácido Instituto Federal Catarinense

Palavras-chave:

Educação Profissional e Tecnológica, Sequência Didática, Adorno, Ensino Médio Integrado

Resumo

O ensino de filosofia requer uma atuação docente e discente que permite ir além da simples descrição fenomênica da realidade ou do conhecimento. Admitindo seu objetivo de desenvolver a crítica como fundamento do pensamento humano, é necessário avançar para além de uma reflexão simplória acerca dos questionamentos que rondam nossa realidade, no sentido de possibilitar que a filosofia, alicerçada no exercício da reflexão criteriosa, possa contribuir para o desvelamento da totalidade do real. Neste sentido, este trabalho objetiva apresentar a organização e aplicação de uma Sequência Didática  intitulada “Pensar a constelação da ciência: uma sequência didática”, no intuito de apontar uma estratégia de ensino que oportunize aos docentes uma forma de ensinar filosofia para além da perspectiva descritiva do conhecimento.  Optou-se por organizar a sequência didática tendo como base teórica as concepções de formação integrada na Educação Profissional e Tecnológica (EPT) em diálogo com a construção do conhecimento por constelação (ADORNO, 2009).  A Sequência Didática buscou desenvolver a reflexão e a construção de novos conhecimentos por constelação com o objetivo de possibilitar durante sua aplicação momentos e espaços de atitude reflexiva e crítica, a produção de conhecimentos, o desenvolvimento da autonomia intelectual e a compreensão da realidade social. O objetivo do trabalho foi atingido, uma vez que o desenvolvimento das atividades permitiu destacar e desenvolver termos importantes como ciência, senso comum, método científico, comunidade científica, valores cognitivos, éticos e políticos, e responsabilidade social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Augusto Werneck Ribeiro, Instituto Federal Catarinense

Possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestrado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2004) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal do Paraná (2011). Atualmente é professor do Instituto Federal Catarinense (IFC). Docente permanente dos mestrados profissionais: Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT (Blumenau) e Tecnologia e Ambiente (Araquari). 

Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos