ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PELA ÓTICA DOS ESTUDOS BAKHTINIANOS

Autores

  • Lays Fenilli Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE
  • Terezinha da Conceição Costa-Hübes Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Palavras-chave:

Prática de Análise Linguística, Concepção dialógica de linguagem, Ensino de Língua Portuguesa

Resumo

Neste artigo, buscamos balizar a Prática de Análise Linguística (PAL) (GERALDI, 1984; 1997[1991]) nos estudos do Círculo de Bakhtin, por compreendermos que essa prática precisa de maior embasamento teórico-metodológico e que os estudos dialógicos contemplam, na análise de textos-enunciados, estratégias estilístico-discursivas para aulas de Língua Portuguesa. Desse modo, indagamos: Como ressignificar uma orientação teórico-metodológica de PAL, sustentando-a em uma base dialógica? Como o método sociológico proposto por Volóchinov (2017[1929]) pode contribuir na constituição dessa PAL? Nossas reflexões foram baseadas majoritariamente nos estudos do Círculo, como Volóchinov e Bakhtin (1926), Bakhtin (2010[1929]; 2013; 2016[1979]), além de outros estudiosos que se voltam para o trabalho com a PAL nas aulas de Língua Portuguesa. Trata-se de uma pesquisa exploratória, ancorada na Linguística Aplicada e no paradigma qualitativo interpretativista. Como resultados, compreendemos que a PAL de base dialógica parte de reflexões sobre o contexto extraverbal das enunciações para chegar às reflexões de base estilística, sem perder de vista os aspectos valorativos e discursivos dos textos-enunciados, o que pode ampliar a capacidade dos alunos de ler, escrever e interpretar textos e diferentes gêneros do discurso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lays Fenilli, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE

Possui graduação em Letras - Inglês pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (2017). Possui especialização em Língua Inglesa pela UNIOESTE (2018). É aluna do Programa de Pós-Graduação em Letras - Nível de Mestrado com ênfase em Linguagem e Sociedade da UNIOESTE.

Terezinha da Conceição Costa-Hübes, Universidade Estadual do Oeste do Paraná- UNIOESTE

Professora Associada da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE - atuando no Programa de Pós-graduação em Letras; no Programa de Pós-graduação - mestrado profissional - PROFLETRAS - e no Curso de graduação em Letras. Fez o Estágio Pós-doutoral em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012-2013), Doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2004-2008); Mestrado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2000-2002); graduada em Letras pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE (1990-1993). Tem experiência na área de Linguística, ênfase em Linguística Aplicada, com pesquisas envolvendo os temas: formação continuada de professores de Língua Portuguesa e o trabalho com os gêneros discursivos na sala aula. É líder do grupo de pesquisa Linguagem, Cultura e Ensino. É membro associado da ANPOLL, vinculando-se ao GT Gêneros textuais/discursivos. Atua em ações de formação continuada em Língua Portuguesa ofertadas por municípios, pelo Estado e pelo MEC. Orcid Number https://orcid.org/0000-0002-9063-7982. Registro no Web of SCIENCE. Número de ID RESEARCH U-3711-2018.

Publicado

2023-10-10

Como Citar

Fenilli, L., & Costa-Hübes, T. da C. (2023). ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA: RESSIGNIFICANDO A PRÁTICA DE ANÁLISE LINGUÍSTICA PELA ÓTICA DOS ESTUDOS BAKHTINIANOS. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26299

Edição

Seção

Artigos