O OLHAR DE GRADUANDOS SOBRE A PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA: CONHECENDO E INTERVINDO
Palavras-chave:
Procrastinação, estudantes, graduação, universitários, aprendizagemResumo
O artigo tem como objetivo analisar o olhar de graduandos da área da saúde em relação à procrastinação acadêmica e como perceberam um programa de intervenção voltado para autogestão da experiência universitária como uma estratégia de enfrentamento. Como fundamentação teórica adotou-se a Teoria Social Cognitiva de Bandura, especialmente os construtos de autorregulação da aprendizagem e autoeficácia. A pesquisa envolveu 299 estudantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social sendo realizada em três etapas: 1) aplicação de questionário Escala de Procrastinação Acadêmica e uma ficha de identificação dos participantes; 2) intervenção em pequenos grupos no formato de oficinas a partir de rodas de conversa e; 3) intervenção individualizada. Concluiu-se que a procrastinação é um comportamento presente no cotidiano dos estudantes e que se torna importante criar espaços de reflexão e aprendizado para a experimentação de estratégias que facilitem o enfrentamento. A intervenção em grupo demonstrou potência, pois possibilitou a escuta e troca de experiências. Nela os participantes puderam analisar a procrastinação para além dos aspectos individuais.
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