O OLHAR DE GRADUANDOS SOBRE A PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA: CONHECENDO E INTERVINDO

Autores

Palavras-chave:

Procrastinação, estudantes, graduação, universitários, aprendizagem

Resumo

O artigo tem como objetivo analisar o olhar de graduandos da área da saúde em relação à procrastinação acadêmica e como perceberam um programa de intervenção voltado para autogestão da experiência universitária como uma estratégia de enfrentamento. Como fundamentação teórica adotou-se a Teoria Social Cognitiva de Bandura, especialmente os construtos de autorregulação da aprendizagem e autoeficácia. A pesquisa envolveu 299 estudantes dos cursos de Educação Física, Fisioterapia, Nutrição, Terapia Ocupacional, Psicologia e Serviço Social sendo realizada em três etapas: 1) aplicação de questionário Escala de Procrastinação Acadêmica e uma ficha de identificação dos participantes; 2) intervenção em pequenos grupos no formato de oficinas a partir de rodas de conversa e; 3) intervenção individualizada. Concluiu-se que a procrastinação é um comportamento presente no cotidiano dos estudantes e que se torna importante criar espaços de reflexão e aprendizado para a experimentação de estratégias que facilitem o enfrentamento. A intervenção em grupo demonstrou potência, pois possibilitou a escuta e troca de experiências. Nela os participantes puderam analisar a procrastinação para além dos aspectos individuais.

Biografia do Autor

  • Yara Aparecida De Paula, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

    Doutorado em Ciências. Professora Afiliada, Departamento de Ciências do Mar, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista

  • Ricardo da Costa Padovani, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

     Professor Associado. Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Campus Baixada Santista.

  • Sylvia Helena Souza da Silva Batista, Universidade Federal de São Paulo Campus Baixada Santista

    Livre Docente. Professora Associada. Departamento de Saúde, Educação e Sociedade, Universidade Federal de São Paulo, Câmpus Baixada Santista.

Publicado

2022-07-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O OLHAR DE GRADUANDOS SOBRE A PROCRASTINAÇÃO ACADÊMICA: CONHECENDO E INTERVINDO. (2022). Educação Em Revista , 38. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26629

Artigos Semelhantes

11-20 de 65

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.