UTILIZANDO A ANÁLISE DE CONTEÚDO NO DESENVOLVIMENTO DE UM SOFTWARE EDUCACIONAL: UM ESTUDO DE CASO PARA O ENSINO SOBRE PLÁGIO ACADÊMICO
Palavras-chave:
desenvolvimento de software educacional, plágio acadêmico, processo de desenvolvimento de novos produtos, levantamento de requisitos.Resumo
A peça chave para o desenvolvimento de um software é conseguir extrair dos usuários as suas necessidades. Assim, a interação com os usuários é de extrema importância. O objetivo deste trabalho é, através de um estudo de caso, compartilhar a experiência no processo de derivação dos requisitos de uma ferramenta educacional utilizando a técnica de análise de conteúdo, trazendo, com isso, informações relevantes sobre a necessidade e a importância do envolvimento do cliente no processo de implementação de novos produtos. Para tanto, buscou-se na literatura as melhores práticas do processo de desenvolvimento de novos produtos, detalhando a importância da participação dos clientes. Em seguida, foram realizadas entrevistas com um grupo de potenciais usuários da ferramenta educacional proposta, a fim de esclarecer a seguinte pergunta: “O que uma ferramenta educacional para o ensino sobre plágio deve possuir para promover a aprendizagem?” e, posteriormente, a análise de conteúdo das entrevistas. Desta forma, foi possível identificar os conteúdos mais pertinentes no ensino sobre plágio, para serem tratados pela ferramenta, além das abordagens pedagógicas, ou seja, as estratégias didáticas utilizadas pelos docentes. Além disso, as entrevistas foram fontes fundamentais para identificar as necessidades e sugestões dos docentes.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.