LETRAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA LITERATURA

Autores

Palavras-chave:

Formação Docente, Ensino Superior, Letramentos

Resumo

Este estudo objetiva revisar as pesquisas brasileiras sobre as práticas de letramento na formação do docente universitário. As buscas foram realizadas na base SciELO e no Portal de Periódicos CAPES, no período de 2013 a 2019, sendo analisados, na íntegra, 20 artigos. Os enunciados foram interpretados à luz da análise dialógica do discurso. Verificaram-se poucos estudos que tratam diretamente da relação entre as práticas de letramentos e a formação do docente do ensino superior. Destaca-se, ainda, o predomínio de orientações técnico procedimentais, visando à melhoria das práticas de leitura e escrita em cursos de licenciatura, principalmente àqueles cuja linguagem é objeto de estudo. A relevância do letramento na formação do docente universitário no Brasil é discutida com base em pesquisas internacionais anteriores. Aponta-se a necessidade de avanços neste campo de discussão, por meio de um olhar interdisciplinar e orientado por uma concepção discursiva da linguagem, que perceba sua centralidade nas práticas formativas do professor universitário das diferentes áreas de atuação.

Biografia do Autor

  • Adriane Alves da Silva, UFPR

    Mestre em Educação pela UFPR (2014) e doutoranda na Linha de Processos Psicológicos em Contextos Educacionais pela mesma instituição. Possui Especialização em Metodologia do Ensino Superior pela UNIFACEAR  (2012) e Graduação em Letras pela UFPR (2008). Atua como professora das séries iniciais do Ensino Fundamental na Rede Municipal de Educação de Curitiba e como docente do ensino superior na UNIFACEAR.

  • Miriam A G S Pan, Universidade Federal do Paraná

    Doutora em Letras pela Universidade Federal do Paraná com Pós-doutorado em Políticas Educacionais na Educação Superior na University of Texas at Austin. Professora do Programa de Pós-graduação em Educação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal do Paraná.

     

Publicado

2022-07-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

LETRAMENTO E FORMAÇÃO DOCENTE: UMA ANÁLISE DA LITERATURA. (2022). Educação Em Revista , 38. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/26784

Artigos Semelhantes

1-10 de 354

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.