COMO O TURISMO FAZ PARA ENSINAR?
TURISMO ÉTNICO PARANAENSE E SUAS AÇÕES EDUCATIVAS
Palavras-chave:
turismo e educação, ação educativa, turismo étnico, imigraçãoResumo
Neste artigo discutiremos as articulações que alguns grupos étnicos imigrantes paranaenses realizam na efetivação de um turismo étnico, e como as suas experiências, inclusive, podem ser pensadas enquanto ações educativas. Trata-se de um tema ainda pouco explorado na interface entre o Turismo e a Educação, especialmente no que se refere aos aspectos étnicos imigrantes. Mais especificamente, o objetivo é identificar as ações educativas, traçando tendências e temas ao longo da trajetória da criação de atividades turísticas, levando em consideração também as pesquisas feitas na região central do Paraná, envolvendo: suábios do Danúbio em Entre Rios (Guarapuava), holandeses em Carambeí e Castrolanda (Castro), ucranianos em Prudentópolis e os menonitas em Witmarsum (Palmeira). É importante ressaltar que este texto traz os primeiros resultados de um estudo qualitativo que cumpre o segundo objetivo de oferecer devolutivas para as comunidades em questão, visto que as suas experiências particulares serão comparadas entre si, e complementadas com pesquisas acadêmicas já realizadas. Portanto, os principais métodos foram as entrevistas realizadas com alguns dos idealizadores e realizadores de programas turísticos durante a pesquisa de campo, junto com a observação (não)-participante, documentos públicos disponibilizados pela própria comunidade e pesquisas acadêmicas feitas pensando o turismo e suas áreas adjacentes. A partir daí poderão ser pensadas outras possibilidades para um melhor aproveitamento do legado étnico-imigrante nas articulações turísticas, e também na elaboração de atividades educativas que facilitarão a sua execução.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.