PARQUE TEMÁTICO, POPULARIZAÇÃO E PESQUISA AMAZÔNICA
A PROPOSTA DO BOSQUE DA CIÊNCIA/INPA
Palavras-chave:
Educação não formal, Museu de Ciências, Espaço de Ciência e Tecnologia, INPAResumo
Os parques temáticos são espaços de entretenimento e de aprendizagem científico-cultural por meio das atividades educativas. Nos estados que compõem a Amazônia brasileira há poucos museus de ciências do tipo clássico, todavia, há ambientes abertos com a presença do verde e do vivo. Assim, o objetivo aqui foi realizar uma caracterização de uma Espaço de Ciência e Tecnologia na Região Norte, com suas características amazônicas, que realiza investigação científica e que promove a popularização dessa pesquisa junto às audiências em espaço de visitação física. Realizamos a escolha de uma instituição de Ciência e Tecnologia que promove popularização científicas das suas pesquisas, no caso, em Manaus/AM, o Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), no seu espaço de extensão, o Bosque da Ciência. Recebemos no início de 2018 documentos relacionado aos planejamentos, relatórios, solicitações de visitas e publicidade, no qual realizamos uma análise de conteúdo do tipo temático. Os dados indicaram que a equipe de monitores realiza estágio curricular, com duração média de seis meses, ligada ao turismo e ao manejo florestal, os visitantes são na sua maioria do público escolar da educação infantil e ensino fundamental, e suas motivações de visita estão ligado ao cultivo do enriquecimento cultural oriundo do espaço amazônico. Consideramos que o modelo de monitoria pode ser melhorado com ações de maior interiorização dos monitores na instituição, adotar uma visão do parque temático como museu para adoção de equipe multidisciplinar educativa para além do edutenimento, mas uma visão de patrimônio amazônico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.