FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TECENDO DIÁLOGOS, MEDIANDO A APRENDIZAGEM

Autores

  • Cintia Chung Marques Corrêa Universidade Católica de Petrópolis

Palavras-chave:

Estágio, Formação de professores, prática docente

Resumo

O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa por meio da qual estudamos a articulação entre as instituições responsáveis pela formação de professores: a universidade e a escola. Entendemos que os estágios constituem aprendizagens orientadas por profissionais experientes a serem realizadas por meio de atividades diretamente relacionadas aos contextos escolares e implicam na articulação entre a universidade e as instituições que correspondem ao campo profissional do trabalho educativo. Desta forma, buscamos compreender a percepção dos professores como co-formadores dos futuros professores e dos alunos como agentes partícipes das ações pedagógicas, sob a orientação do professor da universidade. Escolhemos como campo de pesquisa uma escola municipal da cidade de Petrópolis/RJ, considerada de prestígio por desenvolver práticas pedagógicas que se destacam na rede pública. A fundamentação versou sobre as reflexões de Lüdke (2013) e Pimenta (2001) acerca do estágio nos cursos de formação de professores e a articulação entre as instituições envolvidas no processo. As ideias das autoras foram confrontadas com o discurso dos professores e alunos coletados por meio de entrevistas e observação in loco. A partir da abordagem qualitativa, para a realização dessa pesquisa, utilizamos como método de investigação o estudo de caso do tipo participante. Diante dos dados obtidos, concluímos que o estágio ocupa espaço fundamental para o encaminhamento do futuro profissional à formação prática e que a articulação entre universidade e escola se faz necessária para que os docentes do campo de estágio se percebam como co-formadores dos futuros professores e estes, sujeitos ativos mediados pelos mais experientes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cintia Chung Marques Corrêa, Universidade Católica de Petrópolis

Cintia Chung Marques Corrêa possui Doutorado e Mestrado em Educação pela Universidade Católica de Petrópolis, Pós-Graduação em Psicopedagogia (UFF), Supervisão e Orientação Escolar (UCP), Administração Escolar (UCAM), Tecnologia Educacional (Plínio Leite) e Graduação em Pedagogia (UCP). Integrante do corpo docente do PPGE da Universidade Católica de Petrópolis. Coordenadora e docente do curso de Pedagogia da Universidade Católica de Petrópolis. Atuou como professora do curso de Pedagogia da Universidade Estácio de Sá. Participou do Projeto Produtividade Docente, tendo pesquisa premiada no ano de 2014. Atuou nas funções de gestão e orientação escolar na Educação Básica e no Departamento de Educação da Secretaria de Educação de Petrópolis. Desenvolve pesquisa na área da formação de professores e do currículo por meio do GEPCEP - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Currículo nas Escolas Públicas. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, trabalho e formação docente, currículo e formação docente, estágio e formação docente.

 

Publicado

2022-01-13

Como Citar

Chung Marques Corrêa, C. (2022). FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TECENDO DIÁLOGOS, MEDIANDO A APRENDIZAGEM. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/29817

Edição

Seção

ESPACIOS Y ARQUITECTURAS ESCOLARES

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.