FORMAÇÃO DE PROFESSORES E O ESTÁGIO SUPERVISIONADO: TECENDO DIÁLOGOS, MEDIANDO A APRENDIZAGEM
Palavras-chave:
Estágio, Formação de professores, prática docenteResumo
O artigo apresenta os resultados de uma pesquisa por meio da qual estudamos a articulação entre as instituições responsáveis pela formação de professores: a universidade e a escola. Entendemos que os estágios constituem aprendizagens orientadas por profissionais experientes a serem realizadas por meio de atividades diretamente relacionadas aos contextos escolares e implicam na articulação entre a universidade e as instituições que correspondem ao campo profissional do trabalho educativo. Desta forma, buscamos compreender a percepção dos professores como co-formadores dos futuros professores e dos alunos como agentes partícipes das ações pedagógicas, sob a orientação do professor da universidade. Escolhemos como campo de pesquisa uma escola municipal da cidade de Petrópolis/RJ, considerada de prestígio por desenvolver práticas pedagógicas que se destacam na rede pública. A fundamentação versou sobre as reflexões de Lüdke (2013) e Pimenta (2001) acerca do estágio nos cursos de formação de professores e a articulação entre as instituições envolvidas no processo. As ideias das autoras foram confrontadas com o discurso dos professores e alunos coletados por meio de entrevistas e observação in loco. A partir da abordagem qualitativa, para a realização dessa pesquisa, utilizamos como método de investigação o estudo de caso do tipo participante. Diante dos dados obtidos, concluímos que o estágio ocupa espaço fundamental para o encaminhamento do futuro profissional à formação prática e que a articulação entre universidade e escola se faz necessária para que os docentes do campo de estágio se percebam como co-formadores dos futuros professores e estes, sujeitos ativos mediados pelos mais experientes.
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