Prática de Docência em História em tempos de pandemia
percepções de licenciandos/as
Palavras-chave:
formação de professores, ensino de História, prática de docência.Resumo
O objetivo deste artigo é refletirmos sobre o ensino de História a partir da experiência realizada junto a estudantes do curso de Graduação em História/UFPR durante o desenvolvimento da disciplina Prática de Docência no ano letivo de 2020. Como parte das atividades da referida disciplina estava o acompanhamento de aulas remotas ofertadas pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR) e a sistematização de registros por meio do diário de campo. Para as reflexões deste artigo abordaremos as observações feitas pelos/as próprios licenciandos/as acerca de aulas remotas voltadas para os Anos Finais do Ensino Fundamental e para o Ensino Médio. A partir desse material, aqui assumido como fonte, pretendemos discutir as percepções dos/as licenciados/as sobre a relação ensino aprendizagem, considerando o debate metodológico presente nas aulas acompanhadas. Como resultado apontamos a presença do dilema quantidade x qualidade (aprofundamento, problematização) de conteúdo; a forma de mediar o conhecimento acadêmico e o conhecimento histórico escolar e a característica mnemônica das atividades propostas nas aulas remotas, em detrimento de problematizações que consideram a argumentação dos alunos ao se relacionarem com o conhecimento histórico. Para a análise destas questões utilizamos como referência as contribuições de Pierre Bourdieu, em especial os conceitos de habitus e de campo, as do campo da Educação Histórica com Jörn Rüsen, para refletir acerca da formação da consciência histórica e as de Ana Zavala, para pensar a prática docente e o sentido destas observações na formação inicial de professores de História.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.