O APOIO AO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA
IMPACTOS NA INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II
Palavras-chave:
indução profissional docente, professores iniciantes, formação de professores, profissão docente, residência docente.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo sobre uma ação de indução profissional do docente recém-formado, com foco no diálogo entre instituição de formação e escola, relacionando com os resultados destas ações. Utilizando como metodologia abordagens quantitativa, qualitativa e narrativa, realizamos investigação com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil, participantes de um programa que auxilia professores recém formados na sua indução profissional, o Programa piloto Residência Docente no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro/Brasil. Tivemos como objetivo analisar o impacto deste Programa na indução profissional destes docentes, por meio de questionários e entrevistas, focalizando as dificuldades que encontram na sua prática pedagógica, a importância do auxílio que o Programa lhes deu, o papel dos professores orientadores regentes (da escola básica do Colégio Pedro II), dos supervisores docentes do Programa, no início da sua atuação profissional e na relação com a sua escola. Por fim, esta investigação oferece contribuições para as ações de apoio aos professores iniciantes para uma melhor atuação profissional e até como forma de diminuir a desmotivação e o abandono docente, bem como para a ampliação das poucas experiências existentes nesta área no Brasil.
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