O APOIO AO DOCENTE EM INÍCIO DE CARREIRA
IMPACTOS NA INDUÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA DOCENTE DO COLÉGIO PEDRO II
Palavras-chave:
indução profissional docente, professores iniciantes, formação de professores, profissão docente, residência docente.Resumo
Esta pesquisa teve por objetivo realizar um estudo sobre uma ação de indução profissional do docente recém-formado, com foco no diálogo entre instituição de formação e escola, relacionando com os resultados destas ações. Utilizando como metodologia abordagens quantitativa, qualitativa e narrativa, realizamos investigação com docentes dos anos iniciais do ensino fundamental e da educação infantil, participantes de um programa que auxilia professores recém formados na sua indução profissional, o Programa piloto Residência Docente no Colégio Pedro II no Rio de Janeiro/Brasil. Tivemos como objetivo analisar o impacto deste Programa na indução profissional destes docentes, por meio de questionários e entrevistas, focalizando as dificuldades que encontram na sua prática pedagógica, a importância do auxílio que o Programa lhes deu, o papel dos professores orientadores regentes (da escola básica do Colégio Pedro II), dos supervisores docentes do Programa, no início da sua atuação profissional e na relação com a sua escola. Por fim, esta investigação oferece contribuições para as ações de apoio aos professores iniciantes para uma melhor atuação profissional e até como forma de diminuir a desmotivação e o abandono docente, bem como para a ampliação das poucas experiências existentes nesta área no Brasil.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.