PRODUZINDO A SUBALTERNIDADE

AS MERENDEIRAS NOS DOCUMENTOS E INICIATIVAS DA GESTÃO FEDERAL DO PNAE

Autores

Palavras-chave:

merendeira, educação alimentar, alimentação escolar, políticas públicas, educação

Resumo

Neste trabalho tratamos da merendeira, profissional responsável pelo preparo da alimentação escolar das escolas públicas brasileiras e que exerce papel fundamental para o atingimento dos objetivos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE): contribuir para o crescimento e desenvolvimento biopsicossocial, para a aprendizagem, para o rendimento escolar e para a formação de hábitos alimentares saudáveis dos estudantes. Apesar da importância da merendeira para o Programa, o seu potencial educativo é muitas vezes invisibilizado e não reconhecido no âmbito escolar. Diante disso, este estudo teve como objetivo averiguar quais são os documentos e iniciativas desenvolvidos pela gestão federal do PNAE que envolvem a merendeira e se podem contribuir com a (des)valorização da sua profissão e sua manutenção como sujeito não participante das decisões no âmbito escolar, reforçando sua posição de subalternidade. A análise documental permitiu verificar que o Programa possui arcabouço legal para fortalecer e valorizar os papéis das merendeiras, especialmente no que se refere à função de educadora. Porém, a análise sugere que as ações ficam mais voltadas para o âmbito da inscrição no discurso oficial do que no da representação/representatividade, o que pode contribuir para o seu desprestígio social e a consolidação da sua função enquanto sujeito subalterno.  

Biografia do Autor

  • Mariana Belloni Melgaço, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação

    Servidora pública do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - Ministério da Educação. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Educação na Universidade de Brasília - UnB.

  • Rodrigo Matos-de-Souza, Universidade de Brasília (UnB)

    Professor da Faculdade de Educação da Universidade de Brasília -UnB. Presidente da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica -BIOgraph. Editor-chefe da Revista Linhas Críticas.

Publicado

2022-05-06

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PRODUZINDO A SUBALTERNIDADE: AS MERENDEIRAS NOS DOCUMENTOS E INICIATIVAS DA GESTÃO FEDERAL DO PNAE. (2022). Educação Em Revista , 38. https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/34023

Artigos Semelhantes

1-10 de 347

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.