METODOLOGIAS ATIVAS E PORTFÓLIOS AVALIATIVOS
O QUE DIZEM AS PESQUISAS NO BRASIL SOBRE ESSA RELAÇÃO?
Palavras-chave:
Metodologias ativas, portfólios, avaliação da aprendizagem, paradigmas educacionais, revisão sistemática integrativa.Resumo
Esta pesquisa qualitativa, consistiu em uma revisão sistemática integrativa das produções científicas no Brasil, considerando artigos revisados por pares, na área educacional. Buscou-se responder a problemática: qual é a relação estabelecida entre as metodologias ativas e o uso de portifólios como procedimento avaliativo? Objetivou-se investigar a necessária relação entre teoria e prática a partir de uma visão de complexidade em educação. Coletaram-se os dados nas plataformas da Capes, Scielo e Redalyc. Com 115 artigos iniciais, após tratamento com critérios de inclusão e exclusão, obteve-se para análise final 25 publicações. Constatou-se que metodologias ativas e portfólios, em sua maioria, são aplicadas na educação em saúde, em cursos de graduação. Foram identificadas três relações principais: relações legais, educacionais e pedagógicas. Aliam metodologias da problematização ao uso do portfólio e, para além da avaliação, conferem ao próprio portfólio o status de método de ensino, aprendizagem e avaliação e o atributo de reflexivo. Como uma visão inovadora da prática pedagógica, fundamentam-se na concepção de educação do paradigma da complexidade (MORIN, 2001; 2007) aliada à educação transformadora (FREIRE, 1992;1996).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.