MUDANÇAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: REPERCUSSÕES DA BNCCEM NO CURRÍCULO MINEIRO

Autores

Palavras-chave:

novo ensino médio, bncc, currículo, Minas Gerais

Resumo

Este artigo, fundamentado em pesquisa bibliográfica e documental, buscou analisar o conjunto de políticas curriculares dirigidas ao ensino médio a nível nacional, no período de 1990 a 2018 e sua expressão na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais. Para tanto se busca apreender as definições da Lei n. 13.415/2017, da Base Curricular desta etapa de ensino, e do documento intitulado Currículo Referência de Minas Gerais, aprovado no fim de 2020. A expectativa é apresentar elementos para a análise das repercussões da reforma do ensino médio no país e no Estado de Minas Gerais. As conclusões sinalizam que as novas configurações dirigidas à última etapa da educação básica convergem para uma formação destituída de sentido crítico e voltada para a aplicabilidade de conteúdos através de uma lista de competências e habilidades. O discurso de flexibilização é retomado na definição dos itinerários formativos, enfatizando o empreendedorismo como elemento chave para atender os requerimentos econômicos, e há forte tendência à privatização do ensino médio pela via de parcerias com o setor privado para a oferta desses itinerários, como pela possibilidade de implementação de escolas públicas com gestão privada, como vem sendo estudado pelo Governo de Minas Gerais.

Biografia do Autor

  • Samilla Pinto, Prefeitura Municipal de Belo Horizonte

    Graduada em Pedagogia (2010-2016) e Mestre em Educação (2016-2018) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Atuou como bolsista de iniciação científica no Grupo de Pesquisa sobre Politica Educacional e Trabalho Docente (GESTRADO/FAE/UFMG). Atualmente ocupa o cargo de Professora na Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte.  

  • Savana Melo, Universidade Federal de Minas Gerais/Professora vinculada ao Programa de Pós Graduação em Educação, Conhecimento e Inclusão Social (POSGRAD/FAE)

    Pos-Doutora em Educação. Professora vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG e integrante do Grupo de Pesquisa-Ação sobre Universidade e Educação Superior (UNIVERSITÁTIS/FAE/UFMG).

Downloads

Publicado

2022-04-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

MUDANÇAS NAS POLÍTICAS CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: REPERCUSSÕES DA BNCCEM NO CURRÍCULO MINEIRO. (2022). Educação Em Revista , 37(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/34196

Artigos Semelhantes

1-10 de 233

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.