EDUCANDO A JUVENTUDE TRABALHADORA PELAS MÉTRICAS DO MERCADO

Autores

Palavras-chave:

empresariado, pedagogia das competências, accountability, protagonismo juvenil, ensino médio

Resumo

Pautar as políticas educacionais tem sido uma atividade recorrente do empresariado, e a reforma do ensino médio se consolidou como um traço emblemático desta influência. Este artigo analisa o significado do projeto educacional do empresariado para a juventude e para o ensino médio, desvelando seus propósitos e pressupostos, e a maneira como se articularam à Reforma. Esta análise tem origem em uma pesquisa de mestrado que fez uso de fontes primárias e secundárias, como documentos elaborados por fundações empresariais – com destaque para o Todos Pela Educação e o Instituto Unibanco –; documentos legislativos e normativos. A partir desse conjunto de documentos, foram selecionadas três categorias analíticas, consideradas mais relevantes pela maneira como fundamentam as propostas do empresariado: a pedagogia das competências, o accountability e o protagonismo juvenil. Conclui-se que o projeto educacional do empresariado para a juventude da classe trabalhadora se caracteriza por uma ‘captura’ da subjetividade, em que as competências socioemocionais procuram encarnar nos jovens o autocontrole, o trabalho em equipe e a resiliência – no seio da crise estrutural do capital –; o accountability pretende subjetivar a racionalidade neoliberal advinda do capital financeiro, com sua persecução neurótica pelo incremento de ‘capital humano’; e o protagonismo juvenil se caracteriza como uma estratégia pela qual o capital procura ‘submeter ativamente’ os jovens à sua racionalidade, ou seja, por meio dos discursos e das estratégias de manipulação, busca fazer o jovem acreditar que é o autor de sua própria dominação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sérgio Feldemann de Quadros, Unicamp

Mestre em Educação pela Unicamp – bolsista CAPES/FAPESP. Doutorando em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.

Nora Krawczyk, Universidade Estadual de Campinas - Unicamp

Doutora em Educação. Professora do Departamento de Ciências Sociais e Educação da Faculdade de Educação da Unicamp. Participa do Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Educação e Sociedade da mesma instituição (GPPES). Co-coordenadora do Grupo de Pesquisa Interinstitucional EMpesquisa (Ensino Médio em Pesquisa) e representante da FE-Unicamp na Red Latinoamericana de Metodología de las Ciencias Sociales – RedMet.

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Quadros, S. F. de, & Krawczyk, N. . (2024). EDUCANDO A JUVENTUDE TRABALHADORA PELAS MÉTRICAS DO MERCADO. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/34470

Edição

Seção

Artigos