MODELO DE COMPETÊNCIA DOCENTE DIGITAL

Autores

Palavras-chave:

Competência docente digital, Tecnologia, Educação, Formação de Professores

Resumo

Objetivo: A competência docente digital é recente nos debates científicos no Brasil. Essa temática encontra-se em expansão e está relacionada à utilização das tecnologias digitais na educação, especialmente com ensino remoto em tempo de pandemia do Coronavírus. Por isso, tem o objetivo de identificar na literatura quais são as competências digitais necessárias ao trabalho docente.  Métodos: O tema é discutido a partir da literatura internacional, com abordagem mista, ou seja, possui aspectos quantitativos que utiliza método de análise bibliométrica e qualitativa com análise de conteúdo. Para isso, foram selecionados 120 artigos das bases Web of Science, Scopus e Science Direct, com busca realizada com o termo competência docente digital, no idioma inglês e com filtro temporal de 2015 a 2020. Resultados: identificam-se termos que são utilizados para expressar a integração da tecnologia digital à educação e representam a competência digital. A análise de conteúdo indica que na profissão docente, são identificadas seis categorias de competência digital, que envolvem o manuseio de ferramentas digitais, habilidades de informação e comunicação, conhecimentos e habilidades para ensinar ou competências pedagógicas, para autodesenvolver-se e para tratar das questões socioculturais que permeiam o trabalho docente. Conclusão: As categorias identificadas constituem um modelo ainda inexplorado de competências docentes digitais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eloni dos Santos Perin, Universidade Federal do Paraná

Doutoranda em Gestão da Informação - UFPR,  Mestrado em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR (2017). Especialização em Gestão Pública -UEPG (2014), Bacharelado em Administração Pública UEPG/UAB (2013), Especialização em Educação - Psicopedagogia IBPEX (2002) e Graduação em Licenciatura em Matemática com Habilitação em Física - UEPG (1998). Professora pertencente ao Quadro Próprio do Magistério (2003) e PDE (2013) na Secretaria de Estado da Educação do Paraná - SEED-PR. Experiência na área de Educação, nos níveis Fundamental, Médio e Técnico. Atualmente na função Técnico-Pedagógica atuando com formação de professores. Pesquisa nas áreas de Educação, Administração Pública, Gestão da Informação, Formação de Professores e Competências Digitais.

Dra Maria do Carmo Duarte Freitas, Universidade Federal do Paraná

Professora Titular da Universidade Federal do Paraná, graduada em Engenharia Civil pela Universidade de Fortaleza (1996), mestrado e doutorado na Engenharia de Produção e Sistemas pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999, 2003) e pós-doutorado em Educação na Universidade de Málaga (2016). Vice-coordenadora do PPG em Gestão da Informação e atua também no PPG em Engenharia Civil. É bolsista produtividade da Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Participa de uma Rede de Educação Superior Iberoamericana - RESIB - com quem compartilha investigações no campo da inovação em educação com ênfase na formação de competência docente digital, educação aberta, Massive Open Online Courses (MOOCs), aprendizagem colaborativa, modelagem e avaliação de curso por competência. Agregou as suas pesquisas na área de engenharia o aprendizado com colegas da gestão da informação e do conhecimento ampliando e inserido temas como engenharia da Informação e do Conhecimento, Lean Thinking e as aplicações do Lean Office e Lean Information, soluções tecnológicas e sustentabilidade aplicada a construção civil - economia circular. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS - estão presentes em todas as suas pesquisas.

Dra Taiane Ritta Coelho, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração FGV-EAESP, ênfase em administração e análise de TI, e Mestre pela UFPR, na área de tecnologia e inovação. ... Experiência na área de Administração, com ênfase em planejamento, controle e gestão de projetos, adquiridas ao longo da carreira.

Publicado

2023-08-25

Como Citar

dos Santos Perin, E., Duarte Freitas, M. do C., & Ritta Coelho, T. . (2023). MODELO DE COMPETÊNCIA DOCENTE DIGITAL. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35344

Edição

Seção

Artigos