MODELO DE COMPETÊNCIA DOCENTE DIGITAL
Palavras-chave:
Competência docente digital, Tecnologia, Educação, Formação de ProfessoresResumo
Objetivo: A competência docente digital é recente nos debates científicos no Brasil. Essa temática encontra-se em expansão e está relacionada à utilização das tecnologias digitais na educação, especialmente com ensino remoto em tempo de pandemia do Coronavírus. Por isso, tem o objetivo de identificar na literatura quais são as competências digitais necessárias ao trabalho docente. Métodos: O tema é discutido a partir da literatura internacional, com abordagem mista, ou seja, possui aspectos quantitativos que utiliza método de análise bibliométrica e qualitativa com análise de conteúdo. Para isso, foram selecionados 120 artigos das bases Web of Science, Scopus e Science Direct, com busca realizada com o termo competência docente digital, no idioma inglês e com filtro temporal de 2015 a 2020. Resultados: identificam-se termos que são utilizados para expressar a integração da tecnologia digital à educação e representam a competência digital. A análise de conteúdo indica que na profissão docente, são identificadas seis categorias de competência digital, que envolvem o manuseio de ferramentas digitais, habilidades de informação e comunicação, conhecimentos e habilidades para ensinar ou competências pedagógicas, para autodesenvolver-se e para tratar das questões socioculturais que permeiam o trabalho docente. Conclusão: As categorias identificadas constituem um modelo ainda inexplorado de competências docentes digitais.
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