RELAÇÃO ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO
Palavras-chave:
currículo, projeto político pedagógico, organização do ensino, materialismo histórico-dialético, teoria histórico-culturalResumo
Na elaboração de currículos escolares e projetos políticos pedagógicos (PPPs) é exigido que sejam evidenciados os pressupostos teóricos, os encaminhamentos metodológicos e os processos de avaliação. Todavia, nem sempre esses elementos são vistos de modo articulado e, assim, esses documentos acabam não orientado o trabalho pedagógico. Partindo dessa problemática, este artigo, com o objetivo de evidenciar a relação entre o currículo prescrito e as ações de ensino, apresenta parte de uma pesquisa, de natureza qualitativa, cujos dados de campo foram coletados via um grupo de estudos do qual particaram professores envolvidos na elaboração de uma proposta curricular fundamentada no materialismo histórico-dialético, na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. Os resultados apontam que a participação dos professores no processo de elaboração de currículos e PPPs provoca neles reflexões acerca da articulação desses documentos com a prática pedagógica, gerando a necessidade de compreender ações de ensino que podem ser derivadas dos fundamentos anunciados no currículo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.