RELAÇÃO ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO

Autores

Palavras-chave:

currículo, projeto político pedagógico, organização do ensino, materialismo histórico-dialético, teoria histórico-cultural

Resumo

Na elaboração de currículos escolares e projetos políticos pedagógicos (PPPs) é exigido que sejam evidenciados os pressupostos teóricos, os encaminhamentos metodológicos e os processos de avaliação. Todavia, nem sempre esses elementos são vistos de modo articulado e, assim, esses documentos acabam não orientado o trabalho pedagógico. Partindo dessa problemática, este artigo, com o objetivo de evidenciar a relação entre o currículo prescrito e as ações de ensino, apresenta parte de uma pesquisa, de natureza qualitativa, cujos dados de campo foram coletados via um grupo de estudos do qual particaram professores envolvidos na elaboração de uma proposta curricular fundamentada no materialismo histórico-dialético, na teoria histórico-cultural e na pedagogia histórico-crítica. Os resultados apontam que a participação dos professores no processo de elaboração de currículos e PPPs provoca neles reflexões acerca da articulação desses documentos com a prática pedagógica, gerando a necessidade de compreender ações de ensino que podem ser derivadas dos fundamentos anunciados no currículo.

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Biografia do Autor

Marta Sueli de Faria Sforni, Universidade Estadual de Maringá

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo; Pós-doutorado pela Unicamp; Professora do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá 

Maria Sandreana Salvador da Silva Lizzi, Instituto Federal do Paraná - Câmpus de Pitanga

Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Maringá e Professora do Curso de Pedagogia no Instituto Federal do Paraná - Câmpus de Pitanga

Publicado

2023-06-21

Como Citar

Sforni, M. S. de F., & Lizzi, M. S. S. da S. (2023). RELAÇÃO ENTRE PRESSUPOSTOS TEÓRICOS, CURRÍCULO E ORGANIZAÇÃO DO ENSINO. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35586

Edição

Seção

Artigos