SEIS DÉCADAS DE UM PROJETO DE PLENA DEMOCRATIZAÇÃO
REATUALIZANDO A ATUALIDADE BRASILEIRA COM PAULO FREIRE
Palavras-chave:
Educação para a democracia, antinomia fundamental, colonização de exploração, criticidadeResumo
Apresenta-se aqui uma análise contextual e atualizada da obra Educação e atualidade brasileira,
escrita por Paulo Freire em 1959, na qual o autor mostra como o contraste entre a “inexperiência
democrática” e a “emersão do povo na vida pública nacional” constituía a antinomia fundamental do
Brasil “em desenvolvimento”. Por meio de um retrospecto histórico, aponta, na própria formação do
Brasil, as origens das disposições mentais antidemocráticas do seu povo e os processos pelos quais essas
disposições se perpetuaram. Identificando no fim da década de 1950 as circunstâncias propícias para a
inserção participativa e crítica do povo nos processos decisórios nacionais, o autor defende a necessidade
de se formar as mulheres e os homens para a vida democrática, papel de uma educação que necessitava
de uma completa revisão. Consideradas as especificidades de cada momento, as reflexões de Freire
lançam luzes sobre a contexto atual, amparam a problematização de suas antinomias e revelam os
caminhos pelos quais se pode construir uma educação para a justiça social.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.