SEIS DÉCADAS DE UM PROJETO DE PLENA DEMOCRATIZAÇÃO

REATUALIZANDO A ATUALIDADE BRASILEIRA COM PAULO FREIRE

Autores

  • Luiz Fernando de Oliveira

Palavras-chave:

Educação para a democracia, antinomia fundamental, colonização de exploração, criticidade

Resumo

Apresenta-se aqui uma análise contextual e atualizada da obra Educação e atualidade brasileira,
escrita por Paulo Freire em 1959, na qual o autor mostra como o contraste entre a “inexperiência
democrática” e a “emersão do povo na vida pública nacional” constituía a antinomia fundamental do
Brasil “em desenvolvimento”. Por meio de um retrospecto histórico, aponta, na própria formação do
Brasil, as origens das disposições mentais antidemocráticas do seu povo e os processos pelos quais essas
disposições se perpetuaram. Identificando no fim da década de 1950 as circunstâncias propícias para a
inserção participativa e crítica do povo nos processos decisórios nacionais, o autor defende a necessidade
de se formar as mulheres e os homens para a vida democrática, papel de uma educação que necessitava
de uma completa revisão. Consideradas as especificidades de cada momento, as reflexões de Freire
lançam luzes sobre a contexto atual, amparam a problematização de suas antinomias e revelam os
caminhos pelos quais se pode construir uma educação para a justiça social.

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Publicado

2020-08-20

Como Citar

Fernando de Oliveira, L. (2020). SEIS DÉCADAS DE UM PROJETO DE PLENA DEMOCRATIZAÇÃO: REATUALIZANDO A ATUALIDADE BRASILEIRA COM PAULO FREIRE. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35598

Edição

Seção

Artigos