APRENDER A SER CHIC: A PATINAÇÃO EM CURITIBA (1879-1916)
UMA EXPERIÊNCIA MODERNA
Palavras-chave:
História da Educação,, História do Lazer, História do Esporte, Patinação, CuritibaResumo
Este estudo tem por objetivo discutir as experiências com a patinação promovidas em
Curitiba entre 1879 (data do anúncio da primeira iniciativa) e 1916 (ano em que sete espaços dedicados à
diversão funcionaram simultaneamente). O intuito foi investigar sua dinâmica social, bem como os
discursos de adesão a ideias de civilização e progresso que se forjaram ao seu redor, posicionamentos que
apresentaram indicações de adequados usos do corpo e de adoção de bons comportamentos públicos.
Basicamente, interessa responder: a) como se estruturou a prática (estratégias de oferta, responsáveis,
locais, frequentadores)? b) que representações sobre ela foram veiculadas? Como fontes, foram utilizados
jornais e revistas publicados na cidade no período em tela. Conclui-se que a patinação foi mobilizada
como uma possibilidade de educação do público no que tange à aquisição de posturas chics, uma noção
ligada a concepções de modernidade que circularam com maior intensidade na capital paranaense no
momento abordado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.