APRENDER A SER CHIC: A PATINAÇÃO EM CURITIBA (1879-1916)
UMA EXPERIÊNCIA MODERNA
Palavras-chave:
História da Educação,, História do Lazer, História do Esporte, Patinação, CuritibaResumo
Este estudo tem por objetivo discutir as experiências com a patinação promovidas em
Curitiba entre 1879 (data do anúncio da primeira iniciativa) e 1916 (ano em que sete espaços dedicados à
diversão funcionaram simultaneamente). O intuito foi investigar sua dinâmica social, bem como os
discursos de adesão a ideias de civilização e progresso que se forjaram ao seu redor, posicionamentos que
apresentaram indicações de adequados usos do corpo e de adoção de bons comportamentos públicos.
Basicamente, interessa responder: a) como se estruturou a prática (estratégias de oferta, responsáveis,
locais, frequentadores)? b) que representações sobre ela foram veiculadas? Como fontes, foram utilizados
jornais e revistas publicados na cidade no período em tela. Conclui-se que a patinação foi mobilizada
como uma possibilidade de educação do público no que tange à aquisição de posturas chics, uma noção
ligada a concepções de modernidade que circularam com maior intensidade na capital paranaense no
momento abordado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.