APRENDER A SER CHIC: A PATINAÇÃO EM CURITIBA (1879-1916)

UMA EXPERIÊNCIA MODERNA

Autores

  • LEONARDO DO COUTO GOMES
  • LETÍCIA CRISTINA LIMA MORAES
  • VICTOR ANDRADE DE MELO

Palavras-chave:

História da Educação,, História do Lazer, História do Esporte, Patinação, Curitiba

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir as experiências com a patinação promovidas em
Curitiba entre 1879 (data do anúncio da primeira iniciativa) e 1916 (ano em que sete espaços dedicados à
diversão funcionaram simultaneamente). O intuito foi investigar sua dinâmica social, bem como os
discursos de adesão a ideias de civilização e progresso que se forjaram ao seu redor, posicionamentos que
apresentaram indicações de adequados usos do corpo e de adoção de bons comportamentos públicos.
Basicamente, interessa responder: a) como se estruturou a prática (estratégias de oferta, responsáveis,
locais, frequentadores)? b) que representações sobre ela foram veiculadas? Como fontes, foram utilizados
jornais e revistas publicados na cidade no período em tela. Conclui-se que a patinação foi mobilizada
como uma possibilidade de educação do público no que tange à aquisição de posturas chics, uma noção
ligada a concepções de modernidade que circularam com maior intensidade na capital paranaense no
momento abordado.

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Publicado

2020-06-11

Como Citar

LEONARDO DO COUTO GOMES, LETÍCIA CRISTINA LIMA MORAES, & VICTOR ANDRADE DE MELO. (2020). APRENDER A SER CHIC: A PATINAÇÃO EM CURITIBA (1879-1916): UMA EXPERIÊNCIA MODERNA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35605

Edição

Seção

Artigos