DIÁLOGOS NAS FRONTEIRAS

UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO E ESCOLA NA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA

Autores

  • Sandra de Fátima Pereira Tosta
  • Carla Valéria Vieira Linhares Maia
  • Weslei Lopes da Silva
  • Douglas Cabral Dantas

Palavras-chave:

Antropologia, aprendizagens, educação, escola

Resumo

Este artigo busca problematizar os resultados de uma pesquisa que teve como objetivos
identificar e analisar a produção de teses e dissertações concluídas em Programas de Pós-graduação em
Antropologia a partir de 1990 no Brasil, entender como as questões educacionais foram incorporadas e
tratadas teórica e metodologicamente nessas pesquisas e, contiguamente, compreender as condições de
desenvolvimento do campo interdisciplinar na interface Antropologia e Educação. De natureza
qualitativa e quantitativa, foram analisados cerca de 62 trabalhos. Os resultados depreendidos
demonstraram que o olhar do antropólogo contribui para uma melhor compreensão das realidades em
contextos de aprendizagens, sejam espaços de educação formal ou não, e contribuem densamente para o
campo da educação.

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Publicado

23-03-2020

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
DIÁLOGOS NAS FRONTEIRAS: UM ESTUDO SOBRE EDUCAÇÃO E ESCOLA NA ANTROPOLOGIA BRASILEIRA. edur [Internet]. 23º de março de 2020 [citado 16º de julho de 2025];36(1). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35628

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