QUANDO O FOCO PASSA A SER O RESULTADO NA AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA

EVIDÊNCIAS DE UMA REDE

Autores

  • LUANA COSTA ALMEIDA

Palavras-chave:

Avaliação, qualidade educacional, gerencialismo, escola

Resumo

A indução das avaliações externas sobre o trabalho escolar tem sido desvelada em várias
pesquisas e, com o objetivo de aprofundar a investigação nessa temática, este artigo apresenta os
resultados de uma investigação que se propôs a analisar evidências empíricas de como diferentes níveis
de uma mesma rede organizam suas ações para a melhoria de sua performance. Nele, são problematizados
e analisados os objetivos e as ações estabelecidas para a melhoria dos índices de desempenho, tanto no
nível da secretaria municipal de educação quanto das escolas. O objetivo da investigação foi descrever e
analisar a forma pela qual essas avaliações impactam nas decisões e ações no âmbito de uma rede de
ensino. As evidências foram coletadas em entrevistas com o secretário de educação da rede e os gestores
das escolas e por meio de grupos focais com professores. Os resultados mostram não apenas as ações
adotadas na rede, mas também indícios de uma rendição dos profissionais da educação à lógica
gerencialista que coloniza a política educacional na atualidade.

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Publicado

2020-05-27

Como Citar

LUANA COSTA ALMEIDA. (2020). QUANDO O FOCO PASSA A SER O RESULTADO NA AVALIAÇÃO EXTERNA EM LARGA ESCALA: EVIDÊNCIAS DE UMA REDE. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35630

Edição

Seção

Artigos