DO COMUM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO COMUM

Autores

  • RODRIGO BARCHI

Palavras-chave:

Noções Comuns, Educação Ambiental, perspectivas ecologistas em educação, Comum, Ecologia Política, ecology perspectives in education

Resumo

A partir da noção de Michael Hardt e Antonio Negri de que o comum não é só terra
compartilhada, mas linguagens criadas, práticas sociais estabelecidas, modos de sociabilidade e
produção intelectual coletiva, esse texto busca tanto discutir a educação ambiental como um campo
comunal de pesquisa e de militância na ecologia e na educação, quanto pensar o comum como espaço
privilegiado de criação e exercício de perspectivas ecologistas em educação. O artigo é resultado parcial
de uma pesquisa teórica e conceitual, e se divide em quatro partes. A primeira uma apresentação do
conceito “noções comuns” em Spinoza e na leitura de alguns de seus comentadores; a segunda busca
compreender a influência das “noções comuns” sobre a elaboração do conceito de comum na obra
conjunta de Hardt e Negri, e o debate realizado sobre o mesmo na obra de Dardot e Laval. Na terceira
parte intenciona-se pensar a criação, produção e disseminação da educação ambiental no Brasil como
resultado das ações e pensamentos em comum dos educadores e militantes ecologistas. E na quarta
parte, busca-se construir, a partir da proposta das Perspectivas Ecologistas em Educação, especialmente
na obra de Reigota, algumas conexões conceituais para pensar nas educações ambientais como
exercício político construído para o comum

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Publicado

2020-10-27

Como Citar

RODRIGO BARCHI. (2020). DO COMUM DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL À EDUCAÇÃO AMBIENTAL DO COMUM. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35631

Edição

Seção

Artigos