UMA TAREFA PARA MAIS DE UM SÉCULO
SCHILLER E OS POTENCIAIS FORMATIVOS DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA
Palavras-chave:
Educação estética, Formação, SchillerResumo
Escritas no final do século XVIII, na obra A educação estética do homem numa série de cartas,
Schiller ultrapassa a discussão acerca da arte ao identificar a necessidade urgente de uma educação
estética enquanto cura para os males trazidos pela modernidade. No presente artigo, procuramos
reconstruir a concepção formativa que embasa a discussão presente nas Cartas, procurando demonstrar
a atualidade de suas premissas educacionais. Para tanto, estudamos as concepções históricas que
influenciaram a redação das Cartas, assim como os conceitos centrais que embasam a sua concepção de
educação estética. Também analisamos o papel da educação estética enquanto contraponto da
fragmentação e no questionamento acerca do lugar da sensibilidade na formação. Com tal estudo,
esperamos evidenciar a importância da educação estética schilleriana no contexto atual ao recuperar
aspectos críticos e emancipatórios da arte enquanto formação humana e projeção de uma racionalidade
ampliada.
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