UMA TAREFA PARA MAIS DE UM SÉCULO

SCHILLER E OS POTENCIAIS FORMATIVOS DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA

Autores

  • VIVIAN BARONI
  • ANGELO VITÓRIO CENCI

Palavras-chave:

Educação estética, Formação, Schiller

Resumo

Escritas no final do século XVIII, na obra A educação estética do homem numa série de cartas,
Schiller ultrapassa a discussão acerca da arte ao identificar a necessidade urgente de uma educação
estética enquanto cura para os males trazidos pela modernidade. No presente artigo, procuramos
reconstruir a concepção formativa que embasa a discussão presente nas Cartas, procurando demonstrar
a atualidade de suas premissas educacionais. Para tanto, estudamos as concepções históricas que
influenciaram a redação das Cartas, assim como os conceitos centrais que embasam a sua concepção de
educação estética. Também analisamos o papel da educação estética enquanto contraponto da
fragmentação e no questionamento acerca do lugar da sensibilidade na formação. Com tal estudo,
esperamos evidenciar a importância da educação estética schilleriana no contexto atual ao recuperar
aspectos críticos e emancipatórios da arte enquanto formação humana e projeção de uma racionalidade
ampliada.

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Publicado

2020-09-11

Como Citar

VIVIAN BARONI, & ANGELO VITÓRIO CENCI. (2020). UMA TAREFA PARA MAIS DE UM SÉCULO: SCHILLER E OS POTENCIAIS FORMATIVOS DA EDUCAÇÃO ESTÉTICA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35633

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