REMIDIAÇÃO DO MEIO IMPRESSO PARA NARRATIVAS DIGITAIS

UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA USANDO O SCRATCH

Autores

Palavras-chave:

narrativas digitais, remidiação, Scratch, pensamento computacional, linguagem escrita

Resumo

Este estudo foi motivado por uma inquietação diante dos recorrentes relatos de docentes que atuam no ensino médio e superior quanto à deficiência dos estudantes no que diz respeito à linguagem natural escrita na norma padrão e à organização de soluções para problemas com o uso de estratégias associadas ao pensamento computacional (PC).  Diante desse contexto desafiador, realizou-se uma revisão integrativa de literatura com a intenção de analisar as sequências didáticas de trabalhos que envolvem a construção de narrativas multimodais no ensino fundamental, as quais trabalham simultaneamente o desenvolvimento da linguagem escrita e do pensamento computacional, sendo também entrevistados professores de sala de aula com o propósito de ouvir suas vivências a respeito do tema investigado. Como resultado da revisão integrativa de literatura e das entrevistas, propôs-se uma sequência didática que inclui a remidiação como o eixo em torno do qual a linguagem natural escrita na norma padrão se articula com a autoria de narrativas digitais para promover o fortalecimento da linguagem natural escrita na norma padrão, o uso consciente de variações linguísticas e o desenvolvimento do pensamento computacional. As entrevistas exploratórias com professores de sala de aula contaram com a participação de somente quatro voluntários, o que constitui uma limitação deste estudo. Por fim, para estudos futuros, considera-se importante a aplicação da sequência didática proposta em contexto de sala de aula para sua validação e aperfeiçoamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo Magalhães Foohs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atua na área de informática na educação desde 1999. Pós-doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS. Seus interesses incluem: repositórios de objetos de aprendizagem, projeto e desenvolvimento de objetos educacionais, mídias na educação, teorias educacionais aplicadas às tecnologias de informação e comunicação e processos de aquisição da linguagem.

Lucia Maria Martins Giraffa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

É professora titular da Escola Politécnica-Computação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul onde leciona Algoritmos e Programação. Pesquisadora e professora permanente do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação – Escola de Humanidades/PUCRS.
Bolsista CNPq – Produtividade e Pesquisa, nível 2.
Atua na pesquisa em IE desde 1987, com ênfase nos seguintes temas: Softwares Educacionais, formação de professores para uso de tecnologias e Educação a Distância. Possui graduações em: Licenciatura Plena Em Matemática e Licenciatura Curta Em Ciências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul), Especialização em Análise de Sistemas pela PUCRS, Mestrado em Educação pela PUCRS, doutorado em Ciências da Computação pela UFRGS e Pós-Doutorado na Universidade do Texas (Austin) no College of Education, Líder ARGOS - Grupo de Pesquisa Interdisciplinar em Educação Digital da PUCRS (http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1961885168367047). E-mail: giraffa@pucrs.br

Publicado

2023-02-10

Como Citar

Magalhães Foohs, M., & Martins Giraffa, L. M. (2023). REMIDIAÇÃO DO MEIO IMPRESSO PARA NARRATIVAS DIGITAIS: UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA USANDO O SCRATCH. Educação Em Revista, 38. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35770

Edição

Seção

Artigos