REMIDIAÇÃO DO MEIO IMPRESSO PARA NARRATIVAS DIGITAIS
UMA PROPOSTA DE METODOLOGIA ATIVA USANDO O SCRATCH
Palavras-chave:
narrativas digitais, remidiação, Scratch, pensamento computacional, linguagem escritaResumo
Este estudo foi motivado por uma inquietação diante dos recorrentes relatos de docentes que atuam no ensino médio e superior quanto à deficiência dos estudantes no que diz respeito à linguagem natural escrita na norma padrão e à organização de soluções para problemas com o uso de estratégias associadas ao pensamento computacional (PC). Diante desse contexto desafiador, realizou-se uma revisão integrativa de literatura com a intenção de analisar as sequências didáticas de trabalhos que envolvem a construção de narrativas multimodais no ensino fundamental, as quais trabalham simultaneamente o desenvolvimento da linguagem escrita e do pensamento computacional, sendo também entrevistados professores de sala de aula com o propósito de ouvir suas vivências a respeito do tema investigado. Como resultado da revisão integrativa de literatura e das entrevistas, propôs-se uma sequência didática que inclui a remidiação como o eixo em torno do qual a linguagem natural escrita na norma padrão se articula com a autoria de narrativas digitais para promover o fortalecimento da linguagem natural escrita na norma padrão, o uso consciente de variações linguísticas e o desenvolvimento do pensamento computacional. As entrevistas exploratórias com professores de sala de aula contaram com a participação de somente quatro voluntários, o que constitui uma limitação deste estudo. Por fim, para estudos futuros, considera-se importante a aplicação da sequência didática proposta em contexto de sala de aula para sua validação e aperfeiçoamento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.