RITOS SOBRE O SENSÍVEL: OS EXAMES NA ESCOLA MODERNA DE BARCELONA
Palavras-chave:
história do currículo, história da educação dos sentidos e das sensibilidades, modernidade, escola moderna de barcelona, anarquismoResumo
Analiso no presente artigo um conjunto de prescrições referentes a prática dos exames, das quais foram originados na experiência da Escola Moderna de Barcelona (1901-1906), na primeira década do século XX. Cotado como ritual corrente entre as experiências escolares à época, inclusive, lhe sendo atribuído o caráter de inovação por intelectuais renovadores da educação, verifico como sucedeu tal procedimento na Escola Moderna a partir das orientações analíticas de Ivor F. Goodson sobre a História Social do Currículo. Para os fins desta investigação, mobilizo um conjunto de registros sobre os exames extraídos no Boletín de la Escuela Moderna (1901-1906), órgão oficial da referida escola, porém diversos outros tipos de documentação compõe o corpus de fontes para as análises, tais como: revistas pedagógicas, iconografias, periódicos etc. No percurso das análises observo os modos como foram mobilizados os exames com vista a formação da infância, especialmente, como procedimento capaz de educar suas sensibilidades.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.