RITOS SOBRE O SENSÍVEL: OS EXAMES NA ESCOLA MODERNA DE BARCELONA

Autores

Palavras-chave:

história do currículo, história da educação dos sentidos e das sensibilidades, modernidade, escola moderna de barcelona, anarquismo

Resumo

Analiso no presente artigo um conjunto de prescrições referentes a prática dos exames, das quais foram originados na experiência da Escola Moderna de Barcelona (1901-1906), na primeira década do século XX. Cotado como ritual corrente entre as experiências escolares à época, inclusive, lhe sendo atribuído o caráter de inovação por intelectuais renovadores da educação, verifico como sucedeu tal procedimento na Escola Moderna a partir das orientações analíticas de Ivor F. Goodson sobre a História Social do Currículo. Para os fins desta investigação, mobilizo um conjunto de registros sobre os exames extraídos no Boletín de la Escuela Moderna (1901-1906), órgão oficial da referida escola, porém diversos outros tipos de documentação compõe o corpus de fontes para as análises, tais como: revistas pedagógicas, iconografias, periódicos etc. No percurso das análises observo os modos como foram mobilizados os exames com vista a formação da infância, especialmente, como procedimento capaz de educar suas sensibilidades.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Henrique Prado da Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2013). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) (2015) e doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) (2021), na linha de História da Educação. Foi professor do ensino básico do município de Belford Roxo, no Rio de Janeiro, atuando com turmas do ensino fundamental. Atualmente é Professor do Ensino, Básico, Técnico e Tecnológico, no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais. Suas pesquisas se concentram nas áreas da História da Educação; História da Educação do Corpo e das Sensibilidades; História do Currículo e História da Escola e Escolarização no Brasil, sobretudo, os fenômenos ocorridos no tempo histórico denominado de Modernidade e as experiências escolares socialistas e do movimento operário no país.

Publicado

2022-08-22

Edição

Seção

Artigos