EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE DIREITOS HUMANOS

compartilhamento intersubjetivo de valores

Autores

  • Cristóvão Teixeira Rodrigues Silva Universidade Regional do Cariri (URCA)
  • João Adolfo Ribeiro Bandeira Universidade Federal do Cariri (UFCA) https://orcid.org/0000-0002-0795-7687
  • Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

Educação em direitos humanos, cultura de direitos humanos, educação multidimensional, interação comunicativa, intersubjetividade

Resumo

O conjunto dos Direitos Humanos é uma resposta direta às práticas totalitárias de extermínio de seres em humanos, fruto de uma racionalidade técnico-instrumental, durante a Segunda Guerra Mundial (1939 – 1945). Assim, este artigo busca investigar se a educação é uma estratégia adequada para a formação de uma Cultura multidimensional em Direitos Humanos baseada no compartilhamento intersubjetivo de valores, sem uso da força/violência ou da superioridade política/econômica como elemento promotor do comum. Inicia-se com a apresentação de alguns conceitos e características a respeito da educação e dos Direitos Humanos. Em seguida, apresenta-se a multiplicidade de fundamentos e dimensões da Educação em Direitos Humanos – EDH, conforme delineado a partir da segunda metade do século XX, em documentos internacionais e nacionais. Por fim, aborda-se as principais características de uma cultura-mundo técnico-instrumental e as possibilidades de transformação social, por meio da interação humana intermediada pela comunicação. O artigo desenvolve-se em uma abordagem dialética, utilizando como técnica a revisão de literatura, que subsidia a discussão de conceitos e a análise de alguns documentos jurídicos. Após o percurso investigativo, conclui-se que a EDH é estratégia multidimensional para promoção de uma Cultura de Direitos Humanos ao reforçar os aspectos comuns da humanidade, produzindo consensos em torno da dignidade humana, do respeito e da inclusão, sem recurso ao uso da força, da ameaça ou da opressão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristóvão Teixeira Rodrigues Silva, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Professor do Curso de Direito da Universidade Regional do Cariri – URCA; Mestre em Ciências Jurídicas pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Jurídicas da Universidade Federal da Paraíba – PPGCJ/UFPB; Doutorando em Educação no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – PPGEd/UFRN.

João Adolfo Ribeiro Bandeira, Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Professor na Universidade Federal do Cariri – UFCA; Doutor em Ciências Jurídicas pela Universidade Federal da Paraíba – PPGCJ/UFPB e Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa. 

Antonio Basilio Novaes Thomaz de Menezes, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Professor Titular do Departamento de Filosofia, membro do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) e do Programa de Pós-graduação em Filosofia (PPGFil) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN. Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Teixeira Rodrigues Silva, C., Ribeiro Bandeira, J. A. ., & Novaes Thomaz de Menezes, A. B. . (2024). EDUCAÇÃO PARA UMA CULTURA DE DIREITOS HUMANOS: compartilhamento intersubjetivo de valores. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35867

Edição

Seção

Artigos