AUTOEFICÁCIA NA EDUCAÇÃO MÉDICA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
Palavras-chave:
autoeficácia, educação médica, desempenho acadêmico, revisão sistemática literaturaResumo
A autoeficácia é descrita como importante fator influenciador do comportamento humano, ligada à motivação e ao desempenho, sendo relevante sua análise no contexto da educação. O objetivo do estudo foi realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a autoeficácia na educação médica nacional e internacional, nos últimos cinco anos, com o propósito de analisar os principais fatores que impactam as crenças de autoeficácia na educação médica. Foi utilizada metodologia PRISMA, com recorte temporal de 2015 a 2020, empregando os descritores combinados: “autoeficácia” e “medicina”, em 04 bases de dados, nos idiomas português, espanhol e inglês, sendo selecionados 20 estudos. Os principais objetivos abordados foram separados em 05 categorias: 1) Analisar a autoeficácia de estudantes quanto ao uso de diferentes metodologias de ensino, 2) Avaliar autoeficácia docente no uso de metodologias ativas, 3) Verificar correlação entre autoeficácia e fatores emocionais na educação, 4) Avaliar autoeficácia de estudantes em tarefa específica e sua correlação com o desempenho e 5) Correlacionar autoeficácia, motivação e aprendizagem autorregulada. Concluiu-se que os trabalhos se mostraram concordantes em qualificar a autoeficácia como importante construto a ser analisado no ensino médico, correlacionado ao bom estado emocional, ao desenvolvimento de estratégias de aprendizagem e ao maior desempenho, além de apontar o impacto do tipo de feedback na formação da autoeficácia. Quanto à metodologia de ensino, não foi possível confirmar, no geral, qual método mais favorável ao fortalecimento da autoeficácia, considerando que outros fatores podem estar implicados no processo.
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