AS REPERCUSSÕES DAS AVALIAÇÕES EXTERNAS EM LARGA ESCALA NA ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO
UMA POSSIBILIDADE DE DISCUSSÃO A PARTIR DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
Palavras-chave:
avaliação externa em larga escala, organização do trabalho pedagógico, estágio supervisionado, formação de professoresResumo
Este artigo tem por objetivo analisar a presença das avaliações externas em larga escala na organização do trabalho pedagógico das escolas acompanhadas pelos licenciandos em matemática do [NOME DA INSTITUIÇÃO], durante o desenvolvimento do estágio supervisionado, contemplando as reflexões que eles construíram a partir dos estudos teóricos que orientaram esse processo. Para tanto, foram analisados, considerando a técnica de análise de conteúdo, 19 relatórios construídos, no 2º semestre de 2019, pelos licenciandos do curso de Licenciatura em Matemática do referido curso. Foi observado que, durante a realização dos estágios, os licenciandos se deparam com as repercussões das avaliações externas na organização do trabalho pedagógico. Tais repercussões perpassam os momentos as Aulas de Trabalho Pedagógico Coletivo (ATPC), Conselhos de Classe, Reuniões de Pais e Mestres e planejamento de atividades para os estudantes. A análise dos relatórios demonstra que os futuros docentes refletiram sobre essas repercussões na gestão das escolas, nas práticas pedagógicas dos docentes e no processo formativo dos estudantes. Defende-se que os cursos de formação de professores dediquem tempo e espaço para análise das relações entre avaliação e organização do trabalho pedagógico, de modo a fomentar a (des)construção de concepções e práticas relacionadas à lógica do treinamento e do estreitamento curricular, advinda das avaliações externas em larga escala.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.