Dimensões política, contextual e do conhecimento da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento bakhtiniano

Autores

Palavras-chave:

Círculo de Bakhtin, formação de professores, formação dialógica-responsável

Resumo

A partir do pensamento bakhtiniano, construímos dimensões de uma perspectiva de formação contra-hegemônica de professores de Ciências da Natureza. Essa perspectiva formativa, que denominamos por “formação dialógica-responsável de professores”, é constituída de sete dimensões – práxica, ética, estética, política, contextual, do conhecimento e investigativa, das quais três serão desenvolvidas no presente trabalho. A construção dessas dimensões foi desenvolvida a partir do cotejamento de textos do Círculo bakhtiniano com textos da literatura de formação docente, estabelecendo tensionamentos, contraposições, mostrando insuficiências e propondo avanços em relação ao modelo formativo hegemônico, fundamentado na racionalidade técnica. Nesse processo emergiram dimensões formativas que, distanciadas de um perfil prescritivo, se constituem como princípios que permitem repensar, transformar, dar encaminhamentos, estruturar formações que rompam com a perspectiva hegemônica. Defendemos que nossas dimensões possibilitam ressignificar a formação docente no que diz respeito à compreensão ampla da realidade, criticidade, autonomia docente, organicidade dos processos formativos e dialogicidade na construção do conhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diomar Caríssimo Selli Deconto, Instituto Federal do Rio Grande do Sul

É licenciado em Física, mestre e doutor em Ensino de Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente é professor do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (Campus Caxias do Sul), atuando em cursos técnicos e de graduação. Tem se dedicado, principalmente, à área de formação de professores, ao estudo do pensamento bakhtiniano e da perspectiva Ciência, Tecnologia e Sociedade.

Fernanda Ostermann, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

É Licenciada em Física (1987), tem Mestrado (1991) e Doutorado (2000) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. De 1989 a 1992, atuou como professora de Física na rede pública estadual de ensino de Porto Alegre. Por concurso público, ingressou, em 1994, no Departamento de Física da UFRGS. Atualmente, ocupa o cargo de Professora Titular e é membro permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino de Física. No período de novembro de 2006 a fevereiro de 2010 foi coordenadora do PPG Ensino de Física. Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), de 2015 a 2017. Foi membro do Conselho Deliberativo do Instituto Latino-americano de Estudos Avançados - ILEA, de 2014 a 2018. Sob sua orientação, quatro teses foram agraciadas com o Prêmio CAPES de Tese na área de Ensino (em 2014, o prêmio da melhor tese, em 2018, 2020 e 2021, a conquista de Menção Honrosa, sendo a de 2020 como coorientadora). Foi presidente da ABRAPEC (biênio 2017-2019) e, atualmente, exerce o cargo de representante da região Sul (biênio 2019-2021). É Editora-chefe do Caderno Brasileiro de Ensino de Física e membro do Conselho Editorial das revistas Didáctica de las Ciencias Experimentales y Sociales (Espanha), Investigação e Práticas em Educação em Ciências, Matemática e Tecnologia (Portugal) e Ensaio: Revista de Pesquisa em Educação em Ciências (Brasil). É líder do grupo "Pesquisa e inovação didática em ensino de Física sob a perspectiva sociocultural" e é bolsista de produtividade em pesquisa nível 1B do CNPq.

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Deconto, D. C. S., & Ostermann, F. (2023). Dimensões política, contextual e do conhecimento da formação docente: uma perspectiva à luz do pensamento bakhtiniano. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36778

Edição

Seção

Artigos