O ACCESO DEL ESTUDIANTE CON DISCAPACIDAD VISUAL A LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ANÁLISIS DE LOS MICRODATOS DEL EXAMEN NACIONAL DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIA

Autores/as

  • Lucinda A Leria Universidad Federal de ABC
  • Priscila Benitez Universidade Federal do ABC
  • LEONARDO ALVES Ferreira Universidade Federal do ABC
  • Francisco J Fraga Universidade Federal do ABC

Palabras clave:

educación especial, evaluación en gran escala, accesibilidad digital, persona con discapacidad visual, Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria

Resumen

El Examen Nacional de la Enseñanza Secundaria (ENEM) es el principal instrumento de acceso a la Educación Superior brasileña, siendo sus resultados también utilizados por políticas públicas para ofertas de vacantes subsidiadas por el Estado. Así siendo, el objetivo, en este estudio, fue analizar el acceso a la Educación Superior de personas con discapacidad visual (PcDv) investigando factores relacionados con el rendimiento académico en la evaluación a gran escala de ENEM, por medio del análisis de microdatos de 2017 y 2018. Con base en la metodología de investigación exploratoria con enfoque cuantitativo, el presente estudio investigó la participación, las características socioeconómicas y demográficas y el desempeño de PcDv en el examen en comparación con las personas sin discapacidad (PsD), con el fin de identificar vulnerabilidades en el acceso de las PcDv a la Educación Superior. Los resultados mostraron baja participación de las PcDv en el examen, menor renta familiar, edad más avanzada, menor participación del sexo femenino y menor concentración en las regiones Sur y Sureste. El análisis de desempeño señala que las PcDv tuvieron resultados similares a las PsD, desmitificando así el concepto de incapacidad relacionado con las PcDv. Sin embargo, los resultados varían según la gravedad de la discapacidad, señalando posibles problemas de accesibilidad en el examen, perjudicando a las PcDv más severa. Se concluyó que las políticas educativas de acceso a la Educación Superior, que utilizan la puntuación del ENEM, no se aplican a parte de esta población, excluida de los beneficios de la Educación Superior subsidiada.

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Biografía del autor/a

  • Lucinda A Leria, Universidad Federal de ABC

    Possui Graduação de Tecnóloga em Construção Civil pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1983), Especialização em Gerenciamento de Projeto de Tecnologia da Informação pela Faculdade Politécnica da USP (Engenharia de Produção), Mestrado em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (2016) e Doutorado em Engenharia da Informação pela Universidade Federal do ABC (inicio em 2017). Possui 26 anos de experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação. Atua principalmente nos seguintes temas de pesquisa:Educação Especial, Tecnologia Assistiva, Acessibilidade Digital e Acessibilidade em avaliações em larga escala.

  • Priscila Benitez, Universidade Federal do ABC

    Professora Adjunta na Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciada para orientação de dissertação de Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão da Inovação da UFABC. Doutora em Psicologia (UFSCar, bolsista FAPESP e CAPES-PSDE), Mestre em Psicologia (UFSCar, bolsista CAPES-Reuni), Especialista em Intervenção familiar: psicoterapia e orientação sistêmica (FAMERP-SJRP/SP) e Graduada em Psicologia e Pedagogia. Realizou estágio de Doutorado Sanduíche no exterior (com bolsa CAPES-PSDE) na Universitat de Barcelona (Departament de Psicologia Evolutiva i de lEducación) e no Centro de Investigación y Enseñanza del Lenguaje. Realizou visita técnica (com bolsa FAPESP) no Autism Support Services: Education, Research and Training (ASSERT), na Universidade Estadual de Utah (EUA). Pesquisadora do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE). Líder do GPEEI - Grupo de Pesquisa em Educação Especial e Inclusiva da UFABC. Atua nas seguintes áreas de pesquisa: Análise do Comportamento Aplicada (ABA), autismo, deficiência intelectual, educação especial e inclusiva e família. Mãe da Cecília, esteve em licença maternidade em 2017.

  • LEONARDO ALVES Ferreira, Universidade Federal do ABC

    Possui graduação em Ciência e Tecnologia (2016), graduação em Engenharia biomédica (2020), e mestrado em Engenharia Biomédica (2020) pela Universidade Federal do ABC (UFABC). Tem experiência na área de Engenharia Biomédica, com ênfase em processamento de sinais e imagens médicas.

  • Francisco J Fraga, Universidade Federal do ABC

    Possui graduação em Engenharia Elétrica Modalidade Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI-USP), mestrado em Engenharia Elétrica pela mesma instituição/unidade (POLI-USP) e doutorado em Engenharia de Computação pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal do ABC. Tem experiência na área de Engenharia da Informação, com ênfase em Processamento Digital de Sinais e Reconhecimento de Padrões, atuando principalmente nos seguintes temas: processamento de sinais biomédicos, aprendizado de máquina, auxílio ao diagnóstico de doenças neurodegenerativas.

Publicado

2022-10-17

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
O ACCESO DEL ESTUDIANTE CON DISCAPACIDAD VISUAL A LA EDUCACIÓN SUPERIOR: ANÁLISIS DE LOS MICRODATOS DEL EXAMEN NACIONAL DE LA ENSEÑANZA SECUNDARIA . edur [Internet]. 2022 Oct. 17 [cited 2025 Dec. 24];38. Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36857