PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Formação integral, Planejamento, Práticas pedagógicas integradoras, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Pensar a educação e seus processos não é tarefa simples, frente à grande quantidade de recursos envolvidos e, sobretudo, a complexidade do ser humano. Do universo de variáveis que compõem o processo educativo, o presente texto tem como objetivo discutir aspectos pertinentes ao planejamento e à organização das práticas pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tomando como referência a perspectiva integradora e a formação omnilateral dos sujeitos. O percurso metodológico foi composto de um levantamento bibliográfico sobre o tema, uma pesquisa de campo, com docentes que atuam na EPT, e pela análise e discussão dos dados coletados, à luz da teoria previamente levantada, seguindo a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Em tese, no planejamento de práticas pedagógicas integradoras, é essencial que sejam contemplados os seguintes elementos: atuação docente de forma colaborativa e participativa, envolvendo os demais atores do processo educativo; vinculação das práticas pedagógicas, preferencialmente de modo contextualizado, à realidade de vida dos sujeitos aprendentes; superação da disciplinaridade; consideração dos aspectos conjunturais e materiais da escola e dos estudantes. Os resultados da análise dos dados indicam que as práticas pedagógicas planejadas pelos docentes entrevistados contemplam a contextualização e a conjuntura de onde são executadas, os recursos didáticos necessários, a relação entre a disciplina e a proposta formativa do curso. Porém, constatou-se que é preciso ampliar a percepção docente sobre o processo formativo, descentralizar o planejamento das práticas pedagógicas, avançar na superação da disciplinaridade e ampliar a finalidade da formação dos sujeitos para além da preparação profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jailton Rodrigues de Sousa, Instituto Federal do Piauí

    Graduado em Tecnologia em Secretariado pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI (2009), Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, pelo IFPI (2016) e em Educação à Distância com Habilitação em Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR (2017).

    Atualmente é mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT/IFPI. Na esfera funcional, ocupa o cargo de professor efetivo, com Regime de Dedicação Exclusiva, e exerce a função de coordenador do curso de Tecnologia em Secretariado do IFPI. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Tecnologia em Secretariado.

  • Emanoela Moreira Maciel, Instituto Federal do Piauí

    Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2002) e Bacharelado em Psicologia pela Faculdade Facid-Wyden (2020). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Santo Agostinho, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

    É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de professores, Psicologia da Educação e Suicidologia. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT.

Publicado

08-05-2023

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. edur [Internet]. 8º de maio de 2023 [citado 22º de junho de 2025];39(39). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36869

Artigos Semelhantes

1-10 de 387

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.