PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Autores

Palavras-chave:

Formação integral, Planejamento, Práticas pedagógicas integradoras, Educação Profissional e Tecnológica.

Resumo

Pensar a educação e seus processos não é tarefa simples, frente à grande quantidade de recursos envolvidos e, sobretudo, a complexidade do ser humano. Do universo de variáveis que compõem o processo educativo, o presente texto tem como objetivo discutir aspectos pertinentes ao planejamento e à organização das práticas pedagógicas na Educação Profissional e Tecnológica (EPT), tomando como referência a perspectiva integradora e a formação omnilateral dos sujeitos. O percurso metodológico foi composto de um levantamento bibliográfico sobre o tema, uma pesquisa de campo, com docentes que atuam na EPT, e pela análise e discussão dos dados coletados, à luz da teoria previamente levantada, seguindo a técnica de análise de conteúdo de Bardin (1977). Em tese, no planejamento de práticas pedagógicas integradoras, é essencial que sejam contemplados os seguintes elementos: atuação docente de forma colaborativa e participativa, envolvendo os demais atores do processo educativo; vinculação das práticas pedagógicas, preferencialmente de modo contextualizado, à realidade de vida dos sujeitos aprendentes; superação da disciplinaridade; consideração dos aspectos conjunturais e materiais da escola e dos estudantes. Os resultados da análise dos dados indicam que as práticas pedagógicas planejadas pelos docentes entrevistados contemplam a contextualização e a conjuntura de onde são executadas, os recursos didáticos necessários, a relação entre a disciplina e a proposta formativa do curso. Porém, constatou-se que é preciso ampliar a percepção docente sobre o processo formativo, descentralizar o planejamento das práticas pedagógicas, avançar na superação da disciplinaridade e ampliar a finalidade da formação dos sujeitos para além da preparação profissional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jailton Rodrigues de Sousa, Instituto Federal do Piauí

Graduado em Tecnologia em Secretariado pelo Instituto Federal do Piauí - IFPI (2009), Especialista em Educação Profissional Integrada à Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos, pelo IFPI (2016) e em Educação à Distância com Habilitação em Tecnologias Educacionais, pelo Instituto Federal do Paraná – IFPR (2017).

Atualmente é mestrando do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT/IFPI. Na esfera funcional, ocupa o cargo de professor efetivo, com Regime de Dedicação Exclusiva, e exerce a função de coordenador do curso de Tecnologia em Secretariado do IFPI. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Tecnologia em Secretariado.

Emanoela Moreira Maciel, Instituto Federal do Piauí

Possui graduação em Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí (2002) e Bacharelado em Psicologia pela Faculdade Facid-Wyden (2020). É especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Faculdade Santo Agostinho, Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Piauí (UFPI).

É professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí. Tem experiência na área de Educação, com ênfase na Formação de professores, Psicologia da Educação e Suicidologia. Docente do Programa de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - PROFEPT.

Publicado

2023-05-08

Como Citar

Rodrigues de Sousa, J., & Moreira Maciel, E. (2023). PLANEJAMENTO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INTEGRADORAS PARA A EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36869

Edição

Seção

Artigos