FATORES ASSOCIADOS A RETENÇÃO E INTENCIONALIDADE DE EVASÃO NOS CURSOS DE FARMÁCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO

Autores

  • João Paulo Alves Cunha Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo
  • Lívia Gois dos Santos Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe
  • Thaís Maria Araújo Tavares Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe
  • Josefa de Jesus Querino Departamento de Farmácia de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe
  • Dyego Carlos Souza Anacleto de Araújo Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe
  • Izadora Menezes da Cunha Barros Departamento de Farmácia de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe
  • Alessandra Rezende Mesquita Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe
  • Giselle de Carvalho Brito Departamento de Farmácia de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe

Palavras-chave:

Evasão escolar, Retenção escolar, Educação Farmacêutica, Ensino Superior

Resumo

O estudo objetivou avaliar possíveis fatores associados à retenção e à intencionalidade de evasão do curso de Farmácia de uma Universidade Pública do Nordeste. Trata-se de um estudo transversal realizado entre julho a dezembro de 2019 com estudantes dos dois cursos de graduação em Farmácia, da Universidade Federal de Sergipe. Para coleta de dados utilizou-se um instrumento que contemplava: 1) Dados Sociodemográficos e; 2) Fatores ligados à intencionalidade de evasão, questões sobre trancamento e reprovação em módulos/disciplinas. Participaram da pesquisa 335 estudantes, sendo 132 do campus Lagarto e 203 estudantes de São Cristóvão. Destes, 69,30% (n=232) eram mulheres, a maioria (81,20%) apresentou idade entre 18 e 24 anos, 60,90% (n=204) se autodeclaram pardos, 96,70% eram solteiros e 5,10% (n= 17) possuíam filhos. Quanto a reprovação e intencionalidade de evasão, 176 (52,50%) afirmaram já ter reprovado e 62,10% (n=208) apresentaram a intenção de desistir do curso. Entre os fatores que apresentam impacto na intencionalidade da evasão destacou-se: “horário das disciplinas ofertadas”, “matriz curricular”, “metodologia de ensino”, “forma de avaliação”, “relação entre aluno e professor/coordenador”, “relações interpessoais”, “assistência aos alunos”, “baixa remuneração do profissional”, “dificuldades financeiras”, “falta de habilidades de estudo”, “dificuldades de adaptação à universidade”, “desencanto ou desmotivação com o curso”, “dificuldades de aprendizagem, traduzidas em reprovação e baixa frequência”, “inadaptação com o curso” e “problema de saúde mental”. Os resultados reforçam a necessidade de estratégias que subsidiem os estudantes durante a graduação, a fim de reduzir o impacto das variáveis identificadas na retenção e na evasão escolar no Ensino Superior.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

João Paulo Alves Cunha, Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo

Farmacêutico pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Lagarto. Durante a graduação foi aluno de iniciação científica do Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico (LECFAR), tendo experiência nas áreas de Educação Farmacêutica e Farmácia Clínica. Atualmente é mestrando em Ciências Farmacêuticas pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto - USP, orientado pelo Prof. Dr. Leonardo Régis Leira Pereira e desenvolve suas atividades no Centro de Pesquisa em Assistência Farmacêutica e Farmácia Clínica (CPAFF).

Endereço: R. Salvador Neves, 425 - Vila Maria Luiza, Ribeirão Preto - SP, 14055-340, 45B

Telefone: (75) 99985-3135

Lívia Gois dos Santos, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Farmácia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS), aluna de iniciação científica no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (LEPFS/UFS).

Endereço postal: rua José Rodrigues de Menezes, 29. Centro, Moita Bonita - Sergipe

Telefone: (79) 99821-7229

Thaís Maria Araújo Tavares, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda no curso de Farmácia na Universidade Federal de Sergipe, aluna de Iniciação cientifica do Laboratório de Pesquisa em Farmácia Social (LEPFS).

Endereço postal: rua 45, 71 Conjunto Eduardo Gomes. Bairro Rosa Elze, São Cristovão - Sergipe

Telefone: (79) 9- 9125-3996

Josefa de Jesus Querino, Departamento de Farmácia de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe

Graduanda em Farmácia na Universidade Federal de Sergipe (UFS) - Campus Lagarto. Aluna de Iniciação Científica do Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico (LECFAR).

Endereço postal: Rua Enoque Martins Fontes, n° 335; Bairro Novo Horizonte, Lagarto-Sergipe; CEP: 49400-000.

Telefone: (79) 8861-6858

Dyego Carlos Souza Anacleto de Araújo, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe

Farmacêutico pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Mestre em Ciências Farmacêuticas (PPGCF/UFS), Doutorando em Ciências da Saúde (PPGCS/UFS) e Pesquisador do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (LEPFS/UFS).

Telefone: 79 99682-5327

Endereço: Av. Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze. São Cristóvão, SE, Brasil, 49100-000.

Izadora Menezes da Cunha Barros, Departamento de Farmácia de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe

Farmacêutica graduada pela Universidade Tiradentes, Especialista em Gestão da Assistência Farmacêutica-UFSC, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe - UFS, Docente das Práticas de Ensino Farmacêutico na Comunidade - Departamento de Farmácia do Campus Antônio Garcia Filho (Lagarto-SE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Farmácia Hospitalar,  Farmácia Clínica, Segurança do Paciente e Comunicação Farmacêutica. Pesquisadora do nosso laboratório e do Grupo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (GEPFS). Exerce atividade de Tutoria na Residência Multiprofissional de Atenção Hospitalar e representante da Farmácia no Núcleo Docente Assistencial  Estruturante (NDAE) desta residência. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa Envolvendo Seres Humanos - CEP-UFS Lag/HUL. Colaboradora do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIMUFS-Lag) e da Central de Informação sobre COVID-19, UFS- Lagarto.

Endereço: Rua Américo curvelo, 580, edf bella vita, apto 1401, Grageru, Aracaju-SE

Telefone: 79 999836563

Alessandra Rezende Mesquita, Departamento de Farmácia, Universidade Federal de Sergipe

Farmacêutica, Mestre em Ciências Farmacêuticas e Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Sergipe. Professora Adjunto no Departamento de Farmácia Social da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), atualmente lotada no Departamento de Farmácia da Universidade Federal de Sergipe. Pesquisadora no Laboratório de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (LEPFS). Orientadora no Programa de Pós-graduação em Medicamentos e Assistência Farmacêutica da UFMG.

Telefone: 31 99858-7866

Endereço: Av. Marechal Rondon, s/n - Jardim Rosa Elze. São Cristóvão, SE, Brasil, 49100-000.

Giselle de Carvalho Brito, Departamento de Farmácia de Lagarto, Universidade Federal de Sergipe

Farmacêutica (2009), Mestre em Ciências Farmacêuticas (2012) e Doutora em Ciências da Saúde (2015) pela Universidade Federal de Sergipe. Professora Adjunta da Universidade Federal de Sergipe - UFS,  lotada no Departamento de Farmácia -DFAL do Campus Antônio Garcia Filho (Lagarto-SE) (2012-atual). Pesquisadora do Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico (LECFAR) e do Grupo de Ensino e Pesquisa em Farmácia Social (GEPFS). Exerce atividade de Preceptoria na Residência Multiprofissional de Atenção Hospitalar (2016-atual) e de Tutoria na de Saúde da Família (2014-atual). Coordenadora dos Serviços Farmacêuticos no Ambulatório Trans de Sergipe. Professora Colaboradora do Centro de Informação sobre Medicamentos (CIM-UFS) em Lagarto. Coordenadora Adjunta do Centro de Informação sobre COVID-19, UFS- Lagarto. Especialização em Docência na área da Saúde pelo Instituto Faimer Brasil e Universidade Federal do Ceará - Faimer fellow (2016-2018). Pós-doutorado pela Graduate School of Health - University of Technology Sydney (2018-2019).

Endereço: Avenida Governador Marcelo Déda. s/n. centro de simulações e praticas. Laboratório de Estudos em Cuidado Farmacêutico. Cep:49400-000 Lagarto- SE

Telefone: 79-99984-5567

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Alves Cunha, J. P., Gois dos Santos, L., Araújo Tavares, T. M., de Jesus Querino, J., Souza Anacleto de Araújo, D. C., Menezes da Cunha Barros, I., Rezende Mesquita, A., & de Carvalho Brito, G. (2023). FATORES ASSOCIADOS A RETENÇÃO E INTENCIONALIDADE DE EVASÃO NOS CURSOS DE FARMÁCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/36898

Edição

Seção

Artigos