FATORES ASSOCIADOS A RETENÇÃO E INTENCIONALIDADE DE EVASÃO NOS CURSOS DE FARMÁCIA DE UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DO NORDESTE BRASILEIRO
Palavras-chave:
Evasão escolar, Retenção escolar, Educação Farmacêutica, Ensino SuperiorResumo
O estudo objetivou avaliar possíveis fatores associados à retenção e à intencionalidade de evasão do curso de Farmácia de uma Universidade Pública do Nordeste. Trata-se de um estudo transversal realizado entre julho a dezembro de 2019 com estudantes dos dois cursos de graduação em Farmácia, da Universidade Federal de Sergipe. Para coleta de dados utilizou-se um instrumento que contemplava: 1) Dados Sociodemográficos e; 2) Fatores ligados à intencionalidade de evasão, questões sobre trancamento e reprovação em módulos/disciplinas. Participaram da pesquisa 335 estudantes, sendo 132 do campus Lagarto e 203 estudantes de São Cristóvão. Destes, 69,30% (n=232) eram mulheres, a maioria (81,20%) apresentou idade entre 18 e 24 anos, 60,90% (n=204) se autodeclaram pardos, 96,70% eram solteiros e 5,10% (n= 17) possuíam filhos. Quanto a reprovação e intencionalidade de evasão, 176 (52,50%) afirmaram já ter reprovado e 62,10% (n=208) apresentaram a intenção de desistir do curso. Entre os fatores que apresentam impacto na intencionalidade da evasão destacou-se: “horário das disciplinas ofertadas”, “matriz curricular”, “metodologia de ensino”, “forma de avaliação”, “relação entre aluno e professor/coordenador”, “relações interpessoais”, “assistência aos alunos”, “baixa remuneração do profissional”, “dificuldades financeiras”, “falta de habilidades de estudo”, “dificuldades de adaptação à universidade”, “desencanto ou desmotivação com o curso”, “dificuldades de aprendizagem, traduzidas em reprovação e baixa frequência”, “inadaptação com o curso” e “problema de saúde mental”. Os resultados reforçam a necessidade de estratégias que subsidiem os estudantes durante a graduação, a fim de reduzir o impacto das variáveis identificadas na retenção e na evasão escolar no Ensino Superior.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.