PRÁTICAS FORMATIVAS NA FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE: O CASO DO CONSÓRCIO DE PRÁTICA ESSENCIAL
Palavras-chave:
práticas de ensino, práticas formativas, formação inicial de professoresResumo
Este trabalho apresenta e discute as práticas formativas desenvolvidas pelo Consórcio de
Prática Essencial (Core Practice Consortium - CPC), um conjunto de 12 Faculdades de Educação dos Estados
Unidos que colaboram em pesquisas e iniciativas de formação de professores desde 2012. A metodologia
utilizada foi uma revisão bibliográfica das produções acadêmicas das principais pesquisadoras do grupo
nos últimos dez anos. Como resultado, identificou-se que a abordagem proposta pelo CPC se insere na
“formação de professores centrada na prática” e busca preparar os licenciandos para desenvolver práticas
consideradas essenciais para a docência na educação básica. Para tanto, os pesquisadores do consórcio
identificaram práticas essenciais da docência em diferentes áreas do conhecimento – o conteúdo de
ensino – e práticas formativas que se mostram efetivas no processo de ensino das práticas essenciais para
futuros professores. As evidências produzidas pelo consórcio e exploradas neste trabalho podem se
constituir em inspiração para as reflexões acerca de práticas formativas no contexto brasileiro.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.