O ATIVO DAS METODOLOGIAS ATIVAS: CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA HISTÓRICOCULTURAL PARA OS PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER NA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Palavras-chave:
Desenvolvimento humano, Formação profissional em saúde, Teoria da atividadeResumo
O texto em tela traduz um esforço de teorização decorrente de pesquisa em torno das
chamadas metodologias ativas de ensino-aprendizagem na educação superior, mais precisamente no
contexto da formação em saúde, empreendendo uma análise pautada pelos pressupostos teóricometodológicos da concepção histórico-cultural de desenvolvimento humano. Assume-se,
particularmente, o marco teórico da Escola de Vigotski, com as contribuições de Lev S. Vigotski e Alexei
Leontiev, a partir de sua Teoria da Atividade. Objetivamente, perseguimos desenvolver um quadro
teórico-conceitual capaz de mediar outras leituras sobre o que se pode chamar de ativo nas metodologias
ativas, desde uma perspectiva histórico-cultural. O alcance desse objetivo se orienta pelos pressupostos
do materialismo histórico-dialético, matriz de referência da teoria histórico-cultural, o que demanda a
observância de um objeto em movimento e multideterminado. Possíveis resultados desse
empreendimento sinalizam afirmativamente para a possibilidade de pensar as chamadas metodologias
ativas no escopo da teoria histórico-cultural de desenvolvimento psíquico humano. Nossas (in)
conclusões iniciais apontam possibilidades de pensar, organizar e propor atividades de ensino e de
aprendizagem na educação superior, compreendendo o ativo como movimento de cognição que se
efetiva na apreensão de objetivações do gênero humano e de constituição de processos de subjetivação
por meio da atividade tipicamente humana.
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