SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE OU COMO UMA PRÁTICA SE NATURALIZA? UM ESTUDO SOBRE A NATURALIZAÇÃO DO RELIGIOSO NA PRÁTICA DOCENTE
Palavras-chave:
Socialização profissional docente, prática docente, religião, recurso religiosoResumo
Dois estudos etnográficos realizados entre 2013 e 2019 revelaram a presença naturalizada de
recursos de caráter religioso na prática docente de professores do Ensino Fundamental. O objetivo deste
ensaio é propor uma reflexão sobre os fatores externos (cultura, contexto histórico e deontologia
profissional) e internos (socialização profissional e condições de trabalho) à prática docente que
contribuem para o processo de naturalização do uso do religioso como um recurso pedagógico e didático.
Para tanto, partimos de uma análise bibliográfica de textos franco-luso-brasileiros em história e em
sociologia da educação que abordam a questão da religião no sistema educativo. Ademais, as teorias da
socialização profissional e da profissionalização docente foram mobilizadas para a construção da
argumentação. Conclui-se que os fatores existentes agem em sinergia e reforçam a possibilidade de
utilização de recursos religiosos nas escolas públicas. Este fato é revelador de uma particularidade não
apenas da educação brasileira, mas também da configuração social do País, em que a religiosidade marca
sua presença.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.