SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE OU COMO UMA PRÁTICA SE NATURALIZA? UM ESTUDO SOBRE A NATURALIZAÇÃO DO RELIGIOSO NA PRÁTICA DOCENTE

Autores

  • GABRIELA ABUHAB VALENTE Université Lumière Lyon 2, Laboratoire Education, Cultures, Politiques (ECP).

Palavras-chave:

Socialização profissional docente, prática docente, religião, recurso religioso

Resumo

Dois estudos etnográficos realizados entre 2013 e 2019 revelaram a presença naturalizada de
recursos de caráter religioso na prática docente de professores do Ensino Fundamental. O objetivo deste
ensaio é propor uma reflexão sobre os fatores externos (cultura, contexto histórico e deontologia
profissional) e internos (socialização profissional e condições de trabalho) à prática docente que
contribuem para o processo de naturalização do uso do religioso como um recurso pedagógico e didático.
Para tanto, partimos de uma análise bibliográfica de textos franco-luso-brasileiros em história e em
sociologia da educação que abordam a questão da religião no sistema educativo. Ademais, as teorias da
socialização profissional e da profissionalização docente foram mobilizadas para a construção da
argumentação. Conclui-se que os fatores existentes agem em sinergia e reforçam a possibilidade de
utilização de recursos religiosos nas escolas públicas. Este fato é revelador de uma particularidade não
apenas da educação brasileira, mas também da configuração social do País, em que a religiosidade marca
sua presença.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

ABUHAB VALENTE, G. (2020). SOCIALIZAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE OU COMO UMA PRÁTICA SE NATURALIZA? UM ESTUDO SOBRE A NATURALIZAÇÃO DO RELIGIOSO NA PRÁTICA DOCENTE. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37504

Edição

Seção

Artigos