AS MÃES POUCO ESCOLARIZADAS COMO SUPORTE PARA JOVENS DA ROÇA TEREM ACESSO E PERMANECEREM NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • TATYANNE GOMES MARQUES Universidade do Estado da Bahia, Departamento de Educação, Salvador, BA, Brasil
  • ADLA BETSAIDA MARTINS TEIXEIRA Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil
  • LUIZ ALBERTO OLIVEIRA GONÇALVES Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação, Belo Horizonte, MG, Brasil

Palavras-chave:

Mulheres rurais, Gênero, Jovens da roça, Escolarização, Oportunidades

Resumo

Este texto analisa o papel das mães como mulheres rurais
pouco escolarizadas como suporte para que suas filhas tenham acesso e
permaneçam no Ensino Superior. A análise é feita a partir de narrativas
produzidas em situações de entrevistas semiestruturadas com dezessete
jovens que tiveram acesso a diferentes cursos de graduação em dois campi da
Universidade do Estado da Bahia (Uneb). São os dados dessas entrevistas
que permitem compreender como as mães atuam para que tenham, por via
da escolarização, oportunidades diferentes daquelas que elas tiveram/têm de
vivenciar nos contextos rurais. A revisão da literatura utilizada na pesquisa permite analisar de maneira comparativa as condições enfrentadas pelas
mulheres rurais da geração das mães e das filhas e apontar o investimento na
escolarização como um futuro promissor para as mulheres da atual geração.

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Publicado

2020-10-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AS MÃES POUCO ESCOLARIZADAS COMO SUPORTE PARA JOVENS DA ROÇA TEREM ACESSO E PERMANECEREM NO ENSINO SUPERIOR . (2020). Educação Em Revista , 36(1). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37510

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