AS MÃES POUCO ESCOLARIZADAS COMO SUPORTE PARA JOVENS DA ROÇA TEREM ACESSO E PERMANECEREM NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Mulheres rurais, Gênero, Jovens da roça, Escolarização, OportunidadesResumo
Este texto analisa o papel das mães como mulheres rurais
pouco escolarizadas como suporte para que suas filhas tenham acesso e
permaneçam no Ensino Superior. A análise é feita a partir de narrativas
produzidas em situações de entrevistas semiestruturadas com dezessete
jovens que tiveram acesso a diferentes cursos de graduação em dois campi da
Universidade do Estado da Bahia (Uneb). São os dados dessas entrevistas
que permitem compreender como as mães atuam para que tenham, por via
da escolarização, oportunidades diferentes daquelas que elas tiveram/têm de
vivenciar nos contextos rurais. A revisão da literatura utilizada na pesquisa permite analisar de maneira comparativa as condições enfrentadas pelas
mulheres rurais da geração das mães e das filhas e apontar o investimento na
escolarização como um futuro promissor para as mulheres da atual geração.
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