PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE MST E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL

Autores

  • MARIA ANTÔNIA DE SOUZA Universidade Tuiuti do Paraná

Palavras-chave:

Pesquisa Educacional, MST, Educação do Campo

Resumo

Este trabalho caracteriza o estágio atual da pesquisa educacional sobre o Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Educação do Campo. É fruto de investigação bibliográfica de
teses e dissertações sobre o (MST), desde 1986, e a Educação do Campo a partir de 2002. Os
procedimentos de pesquisa foram: consulta ao banco de teses da Capes; levantamento de dados nos
currículos dos pesquisadores; análise das listas de referências dos livros, teses e dissertações vinculados
ao tema e análise de conteúdo das pesquisas. Foram identificadas 1.310 pesquisas produzidas nos
programas de pós-graduação stricto sensu da área da educação no Brasil, e selecionadas 359 sobre o MST
e 763 sobre a Educação do Campo. A produção concentra-se na Região Centro-Sul do País, embora haja
expressivo número de pesquisas nas regiões Norte e Nordeste. Os eixos temáticos centrais das teses e
dissertações são: formação de professores, prática educativa, políticas públicas e organização do trabalho
pedagógico.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

DE SOUZA, M. A. (2020). PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE MST E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37562

Edição

Seção

Artigos