PESQUISA EDUCACIONAL SOBRE MST E EDUCAÇÃO DO CAMPO NO BRASIL
Palavras-chave:
Pesquisa Educacional, MST, Educação do CampoResumo
Este trabalho caracteriza o estágio atual da pesquisa educacional sobre o Movimento dos
Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e Educação do Campo. É fruto de investigação bibliográfica de
teses e dissertações sobre o (MST), desde 1986, e a Educação do Campo a partir de 2002. Os
procedimentos de pesquisa foram: consulta ao banco de teses da Capes; levantamento de dados nos
currículos dos pesquisadores; análise das listas de referências dos livros, teses e dissertações vinculados
ao tema e análise de conteúdo das pesquisas. Foram identificadas 1.310 pesquisas produzidas nos
programas de pós-graduação stricto sensu da área da educação no Brasil, e selecionadas 359 sobre o MST
e 763 sobre a Educação do Campo. A produção concentra-se na Região Centro-Sul do País, embora haja
expressivo número de pesquisas nas regiões Norte e Nordeste. Os eixos temáticos centrais das teses e
dissertações são: formação de professores, prática educativa, políticas públicas e organização do trabalho
pedagógico.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.