LETRAMENTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

UMA FUSÃO DE FORÇAS

Autores

Palavras-chave:

letramentos, discursos de adolescentes, educação não formal em territórios vulneráveis

Resumo

Este artigo tece compreensões sobre as práticas de letramento de adolescentes, promovidas por uma organização social, na periferia de São Paulo, em um contexto de educação não formal. Fundamenta-se num quadro teórico-metodológico filiado aos Estudos do Letramento e à abordagem enunciativo-discursiva bakhtiniana, apreendendo, além das regularidades, os significados atribuídos a esses letramentos que se revelam nas interações e posicionamentos sobre essas experiências pelos participantes. O corpus de análise é composto por notas de campo, transcrições de gravações em vídeo de eventos de letramento e produções discursivas de quatro adolescentes e de um educador social, em situações de rodas de conversa e entrevista semiestruturada. Os resultados indicam que, ao mesmo tempo que são observados traços da forma e cultura escolar em algumas das atividades propostas e nos modos de interação do educador com os adolescentes, as práticas de letramento da organização desvelam modos colaborativos, com a mobilização de gêneros multimodais, perpassadas pela oralidade, corpo e afeto, nas quais os participantes podem se expressar e se reconhecer, atuando com mais autonomia e segurança em letramentos de outras esferas sociais.

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Biografia do Autor

Maytê Saad, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (2019). Possui especialização em Psicopedagogia também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Foi bolsista da CAPES durante o mestrado. Em 2020, ganhou o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado de 2019 da Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, outorgado pela Câmara de Pós Graduação e Pesquisa da Escola de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da UNIFESP. Atua como psicóloga clínica, no atendimento de crianças, adolescentes e adultos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de educadores, assessoria pedagógica, implementação e monitoramento de metodologias socioeducativas junto às equipes de organizações de terceiro setor e projetos de pesquisa vinculados ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Atua, principalmente, nos seguintes temas: educação não formal, letramento, projeto de vida e formação de educadores.

Claudia Lemos Vóvio, Universidade Federal de São Paulo

Professora associada da Universidade Federal de São Paulo, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999) e doutora em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2007). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade São Paulo, Faculdade de Educação, em 2017. Em 2006, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria material didático com o livro Viver, aprender - Alfabetização de Jovens e Adultos e, em 2007, recebeu o Prêmio Crefal outorgado a melhores teses em educação de jovens e adultos. Atua, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização, letramento, formação de educadores e currículo.

Publicado

2023-03-20

Como Citar

Saad, M., & Lemos Vóvio, C. (2023). LETRAMENTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA FUSÃO DE FORÇAS. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37755

Edição

Seção

Artigos