LETRAMENTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL

UMA FUSÃO DE FORÇAS

Autores/as

Palabras clave:

literacidad, discursos de adolescentes, educación no formal en territorios vulnerables

Resumen

Este artículo teje reflexiones sobre las prácticas letradas de adolescentes, promovidas por una organización social, en el marco de la educación no formal; experiencia ubicada en una región periférica del municipio de São Paulo. Se basa en un marco teórico-metodológico afiliado a los Nuevos Estudios de Literacidad y al enfoque enunciativo-discursivo bakhtiniano, en el cual busca aprehender, además de regularidades, los significados atribuidos a estas literacidades por parte de los participantes, dimensiones que se revelan tanto en sus interacciones cuanto en sus posicionamientos sobre estas experiencias. El corpus de análisis está compuesto por notas de campo, transcripciones de videograbaciones de eventos letrados y producciones discursivas de cuatro adolescentes y un educador social, en situaciones de círculos de conversación y entrevista semiestructurada. Los resultados indican que, al mismo tiempo que se observan trazos de la forma y de la cultura escolar en algunas de las actividades propuestas, así como en los modos de interacción entre el educador y los adolescentes, las prácticas letradas de la organización revelan formas colaborativas, con la movilización de géneros discursivos multimodales, permeados por la oralidad, el cuerpo y el afecto, en los que los participantes pueden expresarse y reconocerse, actuando con mayor autonomía y seguridad en las literacidades de otros ámbitos sociales.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Maytê Saad, Universidade Federal de São Paulo

Graduada em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e mestre em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo (2019). Possui especialização em Psicopedagogia também pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Foi bolsista da CAPES durante o mestrado. Em 2020, ganhou o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado de 2019 da Pós Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, outorgado pela Câmara de Pós Graduação e Pesquisa da Escola de Filosofia, Letras e Ciência Humanas da UNIFESP. Atua como psicóloga clínica, no atendimento de crianças, adolescentes e adultos. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em formação de educadores, assessoria pedagógica, implementação e monitoramento de metodologias socioeducativas junto às equipes de organizações de terceiro setor e projetos de pesquisa vinculados ao desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Atua, principalmente, nos seguintes temas: educação não formal, letramento, projeto de vida e formação de educadores.

Claudia Lemos Vóvio, Universidade Federal de São Paulo

Professora associada da Universidade Federal de São Paulo, no curso de Pedagogia e no Programa de Pós-Graduação em Educação, Departamento de Educação. Graduada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1988), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1999) e doutora em Linguística Aplicada no Instituto de Estudos da Linguagem, Unicamp (2007). Realizou estágio pós-doutoral na Universidade São Paulo, Faculdade de Educação, em 2017. Em 2006, ganhou o Prêmio Jabuti na categoria material didático com o livro Viver, aprender - Alfabetização de Jovens e Adultos e, em 2007, recebeu o Prêmio Crefal outorgado a melhores teses em educação de jovens e adultos. Atua, principalmente, nos seguintes temas: alfabetização, letramento, formação de educadores e currículo.

Publicado

2023-03-20

Cómo citar

Saad, M., & Lemos Vóvio, C. (2023). LETRAMENTOS EM UM CONTEXTO DE EDUCAÇÃO NÃO FORMAL: UMA FUSÃO DE FORÇAS. Educação Em Revista, 39(39). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37755

Número

Sección

Artigos