INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA

Autores

  • JOANA MARIA DE MORAES COSTA Universidade Comunitária da Região de chapecó – UNOCHAPECO
  • TANIA MARA ZANCANARO PIECZKOWSKI Universidade Comunitária da Região de chapecó

Palavras-chave:

Estudantes com deficiência, Políticas de Inclusão, Gestão Universitária

Resumo

O texto aborda uma pesquisa que investigou como o acesso de estudantes com deficiência
na educação superior reverbera nas práticas de gestão universitária no que se refere aos direitos desse
público. Nesse sentido, buscamos compreender os efeitos da presença de estudantes com deficiência
nos programas e políticas institucionais relativas à inclusão. Foram entrevistados gestores atuantes em
quatro universidades, localizadas no oeste de Santa Catarina: uma pública federal, uma pública estadual,
uma comunitária e uma privada. Por meio de entrevistas narrativas, foram geradas materialidades
empíricas, posteriormente analisadas na perspectiva da análise do discurso, com referenciais
foucaultianos. O estudo aponta os efeitos dos discursos normativos da inclusão na subjetivação dos
gestores e os posicionamentos frente às demandas. Constatamos que as políticas governamentais de
inclusão, materializadas, inclusive, nos instrumentos de avaliação dos cursos e das instituições de
educação superior aplicados pelo Ministério da Educação, mobilizam os gestores a investirem esforços
na inclusão.

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Publicado

2020-10-30

Como Citar

DE MORAES COSTA, J. M., & ZANCANARO PIECZKOWSKI, T. M. (2020). INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA. Educação Em Revista, 36(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/37814

Edição

Seção

Artigos