INCLUSÃO DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO SUPERIOR NA PERSPECTIVA DA GESTÃO UNIVERSITÁRIA
Palavras-chave:
Estudantes com deficiência, Políticas de Inclusão, Gestão UniversitáriaResumo
O texto aborda uma pesquisa que investigou como o acesso de estudantes com deficiência
na educação superior reverbera nas práticas de gestão universitária no que se refere aos direitos desse
público. Nesse sentido, buscamos compreender os efeitos da presença de estudantes com deficiência
nos programas e políticas institucionais relativas à inclusão. Foram entrevistados gestores atuantes em
quatro universidades, localizadas no oeste de Santa Catarina: uma pública federal, uma pública estadual,
uma comunitária e uma privada. Por meio de entrevistas narrativas, foram geradas materialidades
empíricas, posteriormente analisadas na perspectiva da análise do discurso, com referenciais
foucaultianos. O estudo aponta os efeitos dos discursos normativos da inclusão na subjetivação dos
gestores e os posicionamentos frente às demandas. Constatamos que as políticas governamentais de
inclusão, materializadas, inclusive, nos instrumentos de avaliação dos cursos e das instituições de
educação superior aplicados pelo Ministério da Educação, mobilizam os gestores a investirem esforços
na inclusão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.